Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Perdigão inaugura incubatório

<p>Unidade, que somará investimentos de R$ 38 mi, traz alto </p><p>nível tecnológico e moderno sistema de biossegurança.</p><p></p><p></p>

Redação AI (20/06/06)- A Perdigão inaugurou o Incubatório Castro, instalado na cidade do mesmo nome, vizinha a Carambeí, onde funciona o complexo agroindustrial da empresa no Paraná. Projetada para atingir os mais altos níveis de tecnologia de incubação e detentora de um moderno sistema de biossegurança, a nova instalação representará um investimento aproximado de R$ 38 milhões, sendo R$ 18 milhões nesta primeira fase.

O Incubatório Castro, que atenderá as necessidades da unidade de Carambeí, é um dos maiores da companhia e inicia as atividades com capacidade de produção de um milhão de ovos por semana, número que poderá ser duplicado em 2007, segundo informa Flávio Carlos Kaiber, diretor Regional da Perdigão no Paraná. Serão criadas 70 novas vagas de trabalho em duas etapas.

Para suprir a demanda do novo incubatório, a empresa deu início a parcerias para a construção de 18 grandes núcleos de produção de ovos, cada um com uma necessidade de investimento aproximado de R$ 1,4 milhão, totalizando R$ 25 milhões. Em contrapartida, cada parceiro terá negócio com retorno garantido e renda constante. Somados os recursos a serem aplicados pela Perdigão e pelos parceiros, o incubatório vai gerar investimentos de R$ 63 milhões em Castro e municípios da região.

LINHA PARA EXPORTAÇÃO

Além do incubatório, está em fase testes no complexo agroindustrial de Carambeí uma unidade de produção de LOG produto derivado de cozidos à base de carne de frango, peru e bovino, semelhante ao presunto. A linha de produção será especialmente destinada à exportação para a Europa, para os segmentos de food service e varejo. A principal característica do LOG é a preservação, em seu processo de produção, de todos os nutrientes da matéria-prima, proporcionando alimentos com sabor muito mais próximo do natural. Tanto o processo como o produto, são inéditos na América Latina.

Concluída, a fábrica que absorveu investimentos da ordem de R$ 15 milhões aguarda somente os trâmites finais de habilitação para iniciar as exportações para o Reino Unido e, em seguida, expandir-se para toda a Comunidade Européia. Flávio Carlos Kaiber destaca o alto valor agregado do LOG, que proporcionará à empresa um relevante acréscimo no faturamento.

 

COMPLEXO EXPORTA 75% DA PRODUÇÃO

O complexo agroindustrial da Perdigão em Carambeí produziu no ano passado 163 mil toneladas de alimentos, volume 20% superior ao registrado em 2004. Desse total, foram exportados cerca de 75% ou perto de 122 mil toneladas, o que equivale a 18% das vendas externas da empresa em volumes, com destaque para frangos e perus. Os principais compradores são os países da Europa, Oriente Médio, Extremo Oriente e Eurásia.

Uma das bases para o crescimento da produção na unidade do Paraná é a garantia da oferta de grãos pelo Estado. Este ano, a empresa deverá comprar 900 mil toneladas de milho e soja. Parte desse volume será utilizada na fabricação local de ração e o restante complementará as necessidades das unidades industriais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A companhia possui oito unidades compradoras de grãos no Estado duas em Guarapuava, três em Pato Branco, uma em Medianeira, uma em Itapejara do Oeste e uma em Francisco Beltrão.

No Paraná, a Perdigão tem hoje quatro mil funcionários e conta com 1100 produtores integrados e 150 transportadores, proporcionando quase 10 mil empregos indiretos. No ano passado, o faturamento da empresa no Estado superou a casa de R$ 1 bilhão. No período, os abates chegaram a 70 milhões de cabeças de aves (entre frango e peru) e cerca de 300 mil cabeças de suínos.

 

BATAVO

A Perdigão chegou ao Paraná em 2000, quando adquiriu 51% do capital da divisão de produtos cárneos da Batávia. Um ano mais tarde, comprou os restantes 49% e incorporou a empresa, preservando a marca Batavo. Desde a aquisição até hoje, a companhia investiu cerca de R$ 105 milhões no complexo de Carambeí (sem contar o valor da compra). A soma foi aplicada no aumento da capacidade de produção e ampliação do parque agropecuário.

No período, foram criadas cerca de 2500 novas vagas de trabalho, a produção passou de 46,88 mil para 163 mil toneladas de alimento destinadas ao mercado externo 75% e 25% ao mercado interno, enquanto o abate de frangos e perus triplicou. Com a marca Batavo, foram lançados mais de 30 itens no mercado de congelados, entre hambúrgueres, steaks, empanados, pão de queijo, aperitivos e vegetais.

Dentro da linha de congelados, a Batavo também passou a atuar no segmento de pratos-prontos, com lançamentos das pizzas e das lasanhas. Neste seis anos, um dos grandes destaques da marca foram as pizzas, que triplicaram sua participação nas vendas do mercado. No total, a marca oferece hoje um mix de mais de 100 produtos ao consumidor.