Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Check-up Tool no combate à febre aftosa concorre ao prêmio Conip

<p>Projeto pioneiro na América Latina pode conquistar prêmio de excelência.</p>

Redação (01/06/06) – O projeto Check-up tool Agronegócio: gestão do conhecimento e gestão de riscos para a defesa agropecuária do Mato Grosso, desenvolvido por uma parceria entre a Módulo Security, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso INDEA e o Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso Cepromat, está entre os projetos finalistas da 9 edição do Prêmio de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos. Os vencedores do Prêmio CONIP de Excelência 2006 serão divulgados durante o 12 Congresso Nacional de Informática e Inovação na Gestão Pública – CONIP 2006, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo.

O Prêmio CONIP, que acontece desde 1998, premia os melhores projetos que utilizam a Tecnologia da Informação para a melhoria dos serviços públicos, ou seja, projetos que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública. Para isso, um Comitê Gestor e representantes de órgãos públicos, fundações e entidades da sociedade civil que formam o Conselho Consultivo do CONIP, avaliam dados relevantes como a abrangência e utilidade pública do projeto, além do desempenho da aplicação.  

Febre aftosa sob controle 

Pioneiro na América Latina, o projeto tem como meta implantar uma solução de gestão de riscos com uso do Check-up Tool, software para análise de riscos e gestão do conhecimento desenvolvido pela Módulo Security. 

Com o objetivo de estabelecer um diagnóstico do risco de ocorrer casos de aftosa no Mato Grosso, consolidar informações do controle e prevenção da febre aftosa em bases automatizadas, analisar a condição sanitária dos estabelecimentos comerciais e do Estado de Mato Grosso e gerar insumos para a tomada de decisão para o tratamento dos riscos, o  projeto vai, ainda, possibilitar ao governo acompanhar a conformidade do manejo agropecuário com a legislação vigente e com as exigências feitas pelos mercados nacional e internacional, especialmente pela União Européia, principal mercado consumidor de carne bovina de Mato Grosso. 

Utilizando informações sobre febre aftosa fornecidas pelo Indea, foi desenvolvida uma versão customizada do Check-up Tool. Com esta nova base de conhecimento, foi possível adequar as funcionalidades do software à realidade do agronegócio. Assim, com base nos dados obtidos nas análises realizadas pela ferramenta, os pecuaristas têm a possibilidade de tomar decisões que vão desde como realizar ações emergenciais de combate ao foco da aftosa e monitoramento da condição de risco ao atendimento às exigências dos mercados nacional e internacional. 

O projeto, que alcançará 110 mil propriedades rurais e demais elementos da cadeia produtiva agropecuária, vai analisar fazendas, assentamentos, revendas de vacinas, recintos de leilões e exposições, escritórios do Indea e postos de fiscalização distribuídos em sete municípios de fronteira, além das áreas de divisa e região pantaneira, locais críticos por sua proximidade com regiões de status sanitário ainda desconhecido. 

Utilidade pública 

O primeiro grupo de beneficiados com o projeto são os produtores rurais do Estado de Mato Grosso, assim como os trabalhadores das áreas rurais. As propriedades poderão dispor de um sistema de análise dos riscos para diagnosticar o nível de exposição ao vírus da aftosa, e, em breve, demais aspectos sanitários e de produção de toda a cadeia agropecuária. Em seguida, toda a malha de defesa agropecuária regida pelo Indea/MT, com aproximadamente 1.000 servidores e prestadores de serviço no Estado inteiro, incluindo os gestores de áreas técnicas, os médicos veterinários e os engenheiros agrônomos, terão acesso a essas análises. 

Conseqüentemente, toda a população brasileira e o governo, em especial, se beneficiarão com um programa de gestão de riscos que agiliza o processo de quebra de barreiras sanitárias, valoriza a gestão agropecuária nacional e também contribui para a confiança e imagem do Brasil perante a comunidade consumidora internacional. 

Selo de Conformidade 

Por meio dos resultados apresentados pelas análises do Check-up Tool, o governo poderá avaliar os pontos críticos de cada estabelecimento e visualizar como os pecuaristas estão implementando as melhores práticas no cuidado com o rebanho, afastando o risco de contaminação por pragas e doenças. Com isso, o governo poderá avaliar os pecuaristas e seu índice de riscos e, caso alcance um bom resultado, seu gado receberá um selo de conformidade. Este selo os permitirá atingir os mercados mais exigentes do mundo, afastando a desconfiança dos importadores com relação à qualidade do rebanho brasileiro.