Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produtores aprendem a técnica da vacina contra a febre aftosa

<p>Na zona rural, prevenir a febre aftosa através da imunização dos rebanhos é medida obrigatória.</p>

Redação (29/05/06) – Os produtores rurais deixaram de lado o campo e os cavalos para se dedicar às apostilas e canetas. Entre as lições: como aplicar de forma correta as vacinas nos animais. A atenção é total para que nenhuma instrução fique perdida.

Além das aulas teóricas os produtores aprendem na prática. Muitos já são acostumados a vacinar e, mesmo assim, não estão livres de cometer pequenos erros. Por isso consideram tão importante conhecer bem a forma correta.

O curso é uma parceria entre o sindicato rural de Santo Anastácio e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Para eles a procura foi grande e todas as vagas foram preenchidas.

Os alunos ficam mais interados de como manusear, conservar e aplicar as vacinas compradas. Outro cuidado é com a temperatura onde elas são colocadas. Os termômetros devem estar entre 2 e 8 graus.

Desde outubro do ano passado quando teve início a crise da febre aftosa, os produtores estão preocupados com os riscos da doença. O resultado de tanta preocupação foi o índice de animais imunizados na última campanha só no estado de São Paulo: 99,60% do rebanho. Mas nem sempre os cuidados necessários são levados em conta, por isso o curso se torna tão importante.