Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura e avicultura em debate na Expoagro

<p>Evento é realizado pelo Sindicato Rural de Dourados, Curso de Medicina Veterinária da Unigran, Ouro Fino Saúde Animal e Embrapa Agropecuária Oeste.</p>

Redação (23/05/06)- Hoje, a 42 Expoagro recebe o 6 Simpósio de Suinocultura e 1 de Avicultura fator de desenvolvimento, no Parque de Exposições em Dourados-MS. Realizado pelo Sindicato Rural de Dourados, Curso de Medicina Veterinária da Unigran, Ouro Fino Saúde Animal e Embrapa Agropecuária Oeste, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o encontro também é apoiado pelo Sebrae-MS.

Pela manhã, a biosseguridade na suinocultura será apresentada por Renato Spera da Seara Alimentos-MS; em seguida, Rafael Neme, da Ouro Fino Saúde Animal-SP, descreverá os programas de controle existentes, visando promover o aumento da produtividade na atividade.

No período vespertino, os professores da Unigran, Jorge Granja de Oliveira Júnior e Gerson Ribeiro Homen, abordarão a famosa gripe aviária e as perspectivas para agregar valor à cadeia da suinocultura e avicultura da região, respectivamente.

O consumo de proteína animal no mundo tem na carne suína o primeiro fornecedor com 39% do total, seguida pelas carnes de aves (28,5%), bovina (25,8%) e de outras carnes (6,7%), de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

No Brasil, em 2004, o consumo per capita foi de 12,1 kg/ano, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de carne suína. Com os suinocultores brasileiros adotando, em sua maioria, as melhores tecnologias disponíveis no mercado a tendência para a atividade é de significativos incrementos.

Já a produção avícola brasileira, em 2005, passou por um período de grande evolução, com destaque para as exportações. Foram registrados avanços no desenvolvimento de programas sanitários e de monitoria para garantir a qualidade e sanidade do produto brasileiro, com o consumo de carne de frango registrando aumento de 4,69%, alcançando 35,4 kg per capita, informou o presidente da União Brasileira Avícola, Zoe Silveira d Ávila.

           No ano passado, a avicultura nacional produziu 9,3 milhões de toneladas de carne de frango, 350 mil toneladas de carne de peru e 24,6 bilhões de unidades de ovos, além de carnes e produtos de outras espécies avícolas.