Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Consumo de aves na França se recupera

<p>País já registrou mais de 60 casos de gripe aviária.</p>

Redação (02/05/06) – O presidente francês, Jacques Chirac, garantiu hoje que o país registrou uma recuperação no consumo de aves e seus derivados após o temor pelos efeitos da gripe aviária. Durante um ato no Palácio do Eliseu pelas comemorações de primeiro de maio, Chirac assegurou que “a confiança dos consumidores está se restabelecendo”, após a França ter sido um dos países onde se detectaram casos positivos do vírus H5N1.

Mais de 60 casos, em sua maioria no departamento de Ain, levaram a uma queda de 25% a 30% no consumo de produtos avícolas, segundo dados dos empresários do setor, que informaram de prejuízos milionários e obrigaram o Governo a conceder 63 milhões de euros em subsídios.

Nos últimos meses, a situação permitiu aliviar as medidas de controle e isso influi na percepção dos consumidores, como constatou hoje Chirac, que ressaltou ainda o esforço dos empresários avícolas, que “assumiram as conseqüências em suas contas”.

O presidente francês declarou que, desde o começo da crise da gripe aviária, sempre usa produtos avícolas nos almoços oficiais no Palácio do Eliseu e se disse surpreso com o fato de que a Prefeitura de Chicago proibiu os restaurantes da cidade de servir pratos com foie-gras.