Redação (25/04/2006) – Cerca de 300 pessoas participaram, na manhã desta terça-feira (25/04), da abertura oficial da 5 edição da AveSui América Latina. A solenidade reuniu as principais lideranças da cadeia de aves e suínos, além de autoridades políticas e representantes das principais empresas dos dois setores.
Em seu discurso na abertura, o presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Zoé Silveira D`Ávila, ressaltou a importância da AveSui como fórum para a discussão dos assuntos do setor. “A AveSui é o lugar ideal para debatermos questões de extrema importância para o setor atualmente como a gripe aviária e a implantação do programa de regionalização”, afirmou. “É também um espaço para a capacitação técnica dos profissionais de avicultura”, completou.
Já o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), enfatizou o papel desempenhado pela AveSui enquanto difusora de tecnologia. “Além de mostrar toda a pujança dos setores avícola e suinícola, a AveSui é o lugar para tomar conhecimento das últimas tecnologias do setor”, comentou Valentini.
O chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Élsio Figueiredo, destacou a parceria que a entidade mantém com a Gessulli Agribusiness na AveSui. “Estamos ao lado da Gessulli desde a primeira edição da feira”, disse. Segundo ele, a Embrapa trouxe para a feira deste ano um grande número de tecnologias para a produção de aves e suínos.
A abertura da AveSui contou ainda com a presença do presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Suínos (Abipecs), Pedro Camargo Neto, do presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Ricardo Gonçalves, do Superintendente Federal de Agricultura, Francisco Vandecasteele, do Secretário da Agricultura de Santa Catarina, Felipe Luz, e do vice-prefeito de Florianópolis, Rubens Carlos Pereira.
Maior de todas as edições da AveSui já feita pela Gessulli Agribusiness, a feira registra neste ano um crescimento de 40% na área destinada aos estandes. São ao todo 9.500 metros quadrados com 250 empresas expositoras apresentando o que há de mais moderno para a produção de aves, ovos e suínos.