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Evento da ABMR&A mostrou a realidade do campo

<p>Consultores, empresários e diretores de empresas interagiram de forma rara, aberta, crítica de forma racional, equilibrada e positiva, com a coordenação de Walter Tommazi, diretor de Logística e Marketing da Mosaic. </p><p></p>

Redação (19/04/06)- Foi realizado ontem (18) à tarde em São Paulo, patrocinado pela ABMR&A, o conhecido evento do primeiro semestre. Ao invés das já tradicionais projeções de safras, a equipe de Maurício Sampaio, presidente, inovou trazendo direto ao plenário o agricultor e empresário Jônadan Ma, e o pecuarista Nelson Pineda.

Foram essenciais para transferir aos empresários presentes a sensibilidade de quem se debate com custos fixos elevados, dólar sobre-valorizado, e às vezes pouca alternativa de venda. Ma denunciou a dificuldade de vender no pior momento, sem alternativa de carregar estoque, em sua região mais de 60% da comercialização já foi realizada. De forma resumida se percebeu na região mineira que os agricultores perderam a luta contra a ferrugem, e a redução da performance somada ao câmbio só poderá ser resolvida com renegociação, que não se resolve empurrando para o ano que vem.

A aftosa não impediu que os preços e os volumes de exportação de gado crescessem, disse o experiente Pineda. Na visão global, Eduardo Gianetti foi feliz na avaliação do Brasil 2006 e extremamente preocupante quando comentou que novamente não foi feito o tema de casa. O Tamanho do Estado e o Ambiente de Negócios são definições requeridas para o primeiro ano de governo, independente do Presidente eleito. Países similares em crescimento tem no máximo 25% do PIB comprometido com impostos. No Brasil os 38% de impostos, mais 2,5% de déficit trazem como retornos ridículos 1% de investimento. Impossível gerenciar esta drenagem fiscal sem mudanças urgentes.

Pedro Parente, ex-ministro do Planejamento, trouxe uma receita de sucesso: a RBS e os princípios acadêmicos adequadamente aplicados de qualidade total. Didático e competente sugeriu que metas e processos sejam a base essencial de qualquer planejamento.