Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

ASA vai exportar carne de frango

<p>Grupo vai utilizar porto de Itaqui (MA).</p>

Redação AI (17/04/06)- A estatal Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) lançou na semana retrasada os editais das licitações para a construção do berço 100 e da retroárea e para a reforma dos berços 101 e 102 do Porto do Itaqui. O anúncio foi feito pelo presidente da estatal, Ricardo Zeni, e estas obras significam um investimento de R$ 245 milhões. O início das obras está previsto para o segundo semestre.

”Parte dos recursos já está em caixa e é proveniente de um convênio firmado com o governo federal há dois anos. O governo estadual deverá entrar com uma contrapartida de 10% dos recursos necessários. Este esforço visa preparar o porto para atender às novas demandas de cargas e melhorar a infra-estrutura de que dispomos”, afirmou Zeni.

Na retroárea do píer 100 já se está planejando a construção de um frigorífico para dar suporte à exportação de carne, que é um das duas novas cargas – a outra é o álcool combustível – que se pretende acrescentar à lista de mercadorias movimentadas pelo porto.

Para aproveitar as novas instalações, a estatal confirmou que já assinou o primeiro contrato para movimentar carne. ”Nossa área comercial fechou um acordo para que o grupo Asa, de Mato Grosso, exporte 200 contêineres mensalmente com frango. Este contrato também vai garantir a demanda necessária para se ter uma linha regular de contêineres a partir do Itaqui” observou o presidente da Emap.

Para movimentar este tipo de carga algumas tomadas especiais para contêineres frigoríficos já foram instaladas, o que permite que equipamentos do tipo sejam estocados nas áreas de armazenamento do porto.

A operação com os carregamentos de frango do grupo matogrossense, significa que o Itaqui deverá movimentar pelo menos 48 mil toneladas de frango anualmente a partir de 2007.