Redação AI (23/03/06)- Produtores de frango de corte estão suspendendo a engorda de pintinhos para reduzir estoques. A queda das exportações por causa da gripe aviária aumentou a oferta do produto no mercado interno e os preços despencaram. Segundo a Associação Paulista de Avicultura (APA), as granjas pagam hoje R$ 0,70 o quilo do frango, enquanto o custo de produção é de R$ 1,25. “”Nessas condições, não compensa a criação””, diz o consultor da entidade, José Carlos Teixeira.
Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação (Contac), ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), a decisão dos produtores deve causar desemprego em massa no setor. O presidente da entidade, Siderley Silva de Oliveira, considera a suspensão da engorda de aves um locaute. “”Em meados de abril, vai faltar frango para corte””, diz. Segundo ele, a decisão dos produtores tem como objetivo forçar a alta de preços no mercado.
Os produtores informam que a redução equivale a cerca de 20% da produção – estimada em 400 milhões de pintos ao mês. De acordo com Teixeira, os estoques atuais para o mercado interno equivalem a 30 dias de produção, enquanto os estoques para exportação são de 45 a 60 dias. Ele lembra ainda que algumas empresas estão dando férias coletivas ao trabalhadores e já houve demissões.