Redação AI (22/03/06)- Na próxima sexta-feira, 24, o engenheiro agrônomo e presidente da C.Vale, Alfredo Lang estará recebendo da Assembléia Legislativa do Estado, o Título de Cidadão Honorário do Paraná. A proposição, de autoria do deputado Ademir Bier, foi aprovada por unanimidade pelos deputados no final de 2005. Segundo Bier, essa é primeira vez que um título desta magnitude é entregue em sessão solene fora de Curitiba. O evento acontecerá às 19 horas, no Teatro Municipal de Palotina.
Já no dia 24 de abril, na capital paulista, Lang receberá o título de líder empresarial nacional de 2005 no segmento serviços/cooperativa. Ele foi escolhido como destaque do setor pelos assinantes do jornal Gazeta Mercantil, de São Paulo, e pelos principais empresários e executivos do Brasil. Está é a segunda vez que o presidente da C.Vale é escolhido líder empresarial nacional. A primeira foi em 2003.
Origem
Natural de Candelária, no Rio Grande do Sul, Alfredo Lang passou sua juventude em Cerro Branco, na época em que a localidade era distrito de Cachoeira do Sul. Formou-se em Agronomia pela UFSM em 1974 e em 1976 começou a trabalhar na C.Vale. Lang assumiu a presidência da C.Vale em 1995, ano em que a cooperativa faturou R$ 128 milhões. Durante os últimos dez anos, implantou um programa de modernização, expandiu a área de atuação e investiu na agroindustrialização. A estratégia fez o faturamento chegar a R$ 1,13 bilhão em 2005, o que consolidou a C.Vale como a segunda maior cooperativa do Brasil. Nesse período, 3.500 empregos foram criados e o número de associados cresceu de 5.200 para 7.700 em quatro estados (PR, SC, MS e MT).