O governo de La Paz reconheceu ter encontrado os primeiros focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em duas granjas avícolas do departamento de Cochabamba.
O diretor da Senasag, Javier Suárez, informou que a entidade de saúde estabeleceu todas as medidas de contenção para controlar e erradicar esta doença, após confirmar sua presença em uma granja no município de Sacaba.
Segundo Suárez, “mais de 18 brigadas foram mobilizadas para o controle e posterior eliminação do vírus (H5N1) presente nas fontes de infecção do município de Sacaba, no departamento de Cochabamba”.
O país já abateu cerca de 142 mil frangos . Ao mesmo tempo, ele continua com o ancinho e pediu aos produtores de aves que denunciem os casos suspeitos. “As aves foram removidas para seu posterior enterro sanitário e limpeza e desinfecção”, disse o diretor executivo do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar, Javier Suárez, ao canal estatal Bolivia TV.
A Senasag informou à população que está proibida a venda em feiras, a transferência e movimentação de animais vivos (galinhas, galinhas, patos e aves silvestres) e de ovos férteis, que podem causar a disseminação da gripe aviária. Mas garantiu a segurança da comercialização de carnes e ovos certificados por este órgão.