Redação (08/03/06)- A Toledo do Brasil, empresa líder em soluções para pesagem no país, está lançando um software específico para frigoríficos (bovinos, suínos, aves e pescados) que permite o gerenciamento de todas as operações, desde o recebimento de matérias-primas até o embarque do produto acabado. Denominado MWS (MoveWeigh System – sistema de controle de transações com peso), o novo software é o único do mercado que apresenta flexibilidade de configuração para uso em diversos tipos de terminais, microcomputadores e coletores de dados e que possui recursos que permitem a validação conforme as normas do FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano que controla alimentos e medicamentos. A rastreabilidade de todos os processos traz inúmeras vantagens para um frigorífico. Evita perdas na produção, garante o total controle da qualidade do que está sendo produzindo, além de agilizar vários procedimentos. O tempo de embarque de produtos, por exemplo, chega a ser reduzido em 50% com o uso do MWS, explica Antonio Carlos Correa, gerente de vendas para o mercado industrial e de sistemas da Toledo
O software MWS Toledo permite a coleta de dados e o controle das pesagens nos diversos setores do frigorífico: recebimento, curral e pocilga, almoxarifado, abate, desossa, produção, formulação, embalagem, logística, câmaras de estocagem e expedição.
Os registros das movimentações realizadas são gravados em base de dados Microsoft SQL, o que possibilita a conexão com o sistema administrativo do frigorífico. As informações dos produtos efetivamente embarcados são enviadas eletronicamente para o sistema corporativo agilizando o processo de emissão de notas fiscais.
Na área de produção, a documentação de todos os processos permite um constante controle para que se possa otimizar as operações e evitar perdas. O software MWS controla eletronicamente o estoque de produto acabado, informa e confronta o peso real com o peso padrão das caixas para análise de custo e ajuste do processo industrial, rastreia caixas e paletes por meio do número de série único e garante a expedição correta de produtos. A qualquer momento, por exemplo, o usuário pode consultar ou imprimir relatório que informa a quantidade e o lote dos produtos que estão em estoque.
Flexibilidade
Desenvolvido para ambiente Windows, o MWS Toledo apresenta flexibilidade com relação ao uso. Pode ser utilizado em terminais Toledo modelos TS5, TS3X ou IHMX, indicadores de peso 8540X e 9091, microcomputadores e coletores de dados via radiofreqüência. O software pode ser configurado para atender as necessidades específicas do frigorífico. Possui gerador de etiquetas e relatórios. Também utiliza rede Ethernet com alta performance.
O software MWS funciona interligado a vários tipos de balanças Toledo, desde as de piso até as rodoviárias, impressores e leitores de códigos de barra de diversos fabricantes, impressora de relatórios, coletores de dados, gravadores e leitores de radiofreqüência. O custo do sistema de gerenciamento com o MWS varia de acordo com a quantidade de licenças requeridas e em função dos equipamentos que serão utilizados. Desta forma, podemos garantir um custo mais acessível para aplicações pequenas, explica Haegler.
A distribuição do software MWS Toledo está sendo feita em todo o país através das 19 filiais da Toledo.