Redação SI 08/12/2005 – A Orbe Brasilis, apoiada pela Uniquímica, está se preparando para dar continuidade ao processo de desenvolvimento de uma suinocultura desenvolvida sob bases ambientais, através de um sistema sustentável.
Será realizada mais uma audiência pública, na próxima semana, dia 14 de dezembro, para a apresentação do projeto de Biodigestão, dessa vez em granjas de Minas Gerais.
O evento acontecerá na cidade de Patos de Minas, no HZ Hotel, a partir das 16 horas e será aberto à participação pública. Estarão presentes políticos, presidentes de associações de suinocultores e a população em geral.
A suinocultura moderna passa por um momento estratégico de adequação meio ambiental. As mudanças econômicas, políticas e ambientais tornaram-se fundamentais à sobrevivência da pecuária intensiva e à ampliação da consciência ambiental.
A implantação de sistemas de tratamento de dejetos ganha cada vez mais importância na atividade pecuária mundial. Além da preservação do meio ambiente, os sistemas de tratamento podem gerar grandes benefícios aos produtores.
Os dejetos provenientes da produção animal quando não recebem um tratamento adequado são potencialmente prejudiciais ao meio ambiente e ao homem, influenciando negativamente na qualidade de vida no campo e também no bem-estar na população.
O trabalho desenvolvido pela Orbe Brasilis transforma a degradação ambiental em economia e rendimentos aos produtores. Este projeto já é uma realidade em muitas granjas e está propiciando aos produtores gerar energia elétrica, através do biogás. Esta energia, dependendo do tamanho da propriedade, é capaz de tornar a granja auto-suficiente em energia elétrica, dispensando inclusive a utilização do GLP.
Outras possibilidades do projeto é a produção de esterco natural já tratado e a negociação de Créditos de Carbono. O objetivo de todo o processo desenvolvido pela Orbe Brasilis é viabilizar o custo de adequação às leis ambientais e ainda gerar maior rentabilidade ao produtor.
Para mais informações: [email protected]