O gerente Técnico da Ajinomoto Biolatina, Eduardo Nogueira, apresenta o novo produto |
Da Redação 28/11/2005 A Ajinomoto Biolatina lançou o AminoGut. O novo produto foi apresentado ao mercado durante os Seminários Técnicos promovidos pela empresa em Indaiatuba, região de Campinas (SP), no dia 22 de novembro, e em Chapecó (SC), no dia seguinte. O produto foi desenvolvido no Brasil e tem como principais compostos o aminoácido Glutamina e o Ácido Glutâmico, cuja junção no AminoGut demonstrou que eles agem de forma sinérgica na nutrição de suínos. Uma destas ações é que o Ácido Glutâmico funciona como um “poupador” de Glutamina. Ele evita que a Glutamina seja quebrada como fonte de energia ao “puxar” para si esta função, considerada secundária se comparada com a de síntese de precursores para multiplicação celular. “Há também um efeito direto preventivo sobre a atrofia de vilosidades intestinais em leitões”, explica o gerente técnico da Ajinomoto Biolatina, Eduardo Nogueira. As vilosidades são responsáveis pela absorção de nutrientes. Quando atrofiadas, reduz-se a área absortiva ocasionando ao animal um menor desempenho produtivo.
Experimentos de campo com o AminoGut em diferentes condições nutricionais, ambientais ou mesmo com diferentes genéticas vêm sendo realizadas desde 2000 por institutos de pesquisa no Brasil e exterior. Estes experimentos envolveram quase 100 mil suínos, englobando todas as fases de criação. O objetivo foi gerar informações consolidadas sobre a ação do produto e que demonstrassem cientificamente a sua eficácia. “Foi um longo período de gestação, mas necessário para se formar e checar com segurança todos os dados apresentados aqui hoje”, afirma Daniel Bercovici, diretor da Ajinomoto Biolatina.
Evento – O Seminário Técnico promovido pela Ajinomoto Biolatina reuniu pesquisadores de renome nacional e internacional para debater as principais novidades em pesquisas relacionadas a aplicação de aminoácidos em nutrição animal. O público era formado por profissionais ligados a empresas, instituições de pesquisa, universidades ou mesmo estudantes e superou as estimativas iniciais, reunindo mais de 60 pessoas em Indaiatuba e outras 30 em Chapecó. “Foi uma oportunidade ímpar para se estabelecer um debate entre grandes especialista no assunto como o Dr. Laurent Le Bellego, da Ajinomoto Eurolysine; o Prof. Guoyao Wu, da Texas A&M Universisty; e o Prof. Juarez Lopes Donzele, da Universidade Federal de Viçosa”, ressalta Nogueira.