Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bunge paralisa fábrica de soja no MT

<p>Fontes de mercado afirmam que a unidade foi totalmente desativada. A empresa nega a informação.</p>

Da Redação 05/10/2005 – A Bunge Brasil confirmou ontem o fechamento temporário de sua unidade esmagadora de soja, instalada em Cuiabá (MT). A companhia informou que a unidade poderá voltar a operar no início da safra 2005/06, provavelmente a partir de fevereiro do ano que vem. Fontes de mercado, contudo, afirmam que a unidade foi totalmente desativada. A empresa nega a informação.

O fechamento da unidade esmagadora ocorreu há um mês, segundo a assessoria de imprensa da Bunge. A empresa disse que a fábrica foi desativada para manutenção, com antecedência de 30 dias por conta da baixa oferta de grãos para processamento.

No mercado, a informação é de que a unidade de Cuiabá deverá ser desativada por ter uma estrutura “sucateada”. Segundo as fontes, todas as operações da Bunge no Estado seriam transferidas para Rondonópolis (MT). A Bunge informou que a intenção da companhia é reabrir a unidade.

Na sexta-feira passada, a multinacional americana ADM também anunciou o fechamento temporário de sua unidade esmagadora de soja em Paranaguá (PR). Assim como no caso da Bunge, fontes afirmaram que o fechamento da unidade também é definitivo. “As esmagadoras de soja estão com margens ruins nestes últimos meses e não têm condições de manter as fábricas com baixa performance”, disse uma fonte de mercado.