Da Redação 21/09/2005 – Pesquisa do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo aponta queda de 3,59% nos preços agrícolas pagos ao produtor na segunda prévia de setembro. A redução é de 1,82 pontos percentuais na comparação com a semana anterior.
De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, a queda no índice de preços recebidos pelos produtores foi intensificada em função do recuo dos preços de origem vegetal, animal e das commodities, bem como da intensificação da valorização do real.
Segundo os pesquisadores do IEA, dentre os produtos de origem vegetal a redução no preço de todos os subgrupos levou à queda de 3,66% no preço do conjunto. Já em relação ao segmento animal, o recuo nas cotações de boi, leite e ovos fez com que o preço de grupo despencasse 3,46%. O resultado foi a queda de 3,59% no índice geral de preços.
Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, apenas quatro apresentaram crescimento nos preços (arroz, banana, aves e suínos), enquanto 14 tiveram reduções (algodão, amendoim, batata, café, cebola, feijão, laranja, milho, soja, tomate, trigo, boi, leite e ovos).
Entre as altas, destaque para o preço do arroz, que subiu 11,11% nesta segunda quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a cotação dos ovos, que registrou queda de 22,06%.