Redação AI 19/09/2005 – A Indonésia confirmou nesta sexta-feira a morte de mais uma pessoa, a quarta vítima, contaminada com a gripe aviária. O governo alerta que é inevitável o surgimento de mais casos por todo o país.
Os testes realizados em um laboratório de Hong Kong mostraram que a vítima, uma mulher de 37 anos, que morreu na semana passada, estava contaminada com a variante mais letal do vírus (H5N1), segundo informou o diretor geral para controle de doenças do ministério da Saúde, Nyoman Kandon, em matéria da Associated Press.
Kandon afirmou que a Indonésia continuará reportando novos casos porque a doença se expandiu pelas granjas de todo o país. “Será como o Vietnã e a Tailândia”, disse o diretor. O país registrou as primeiras morte por gripe aviária em julho, quando um homem e suas duas filhas morreram depois de contraírem a variante H5N1 do vírus.
A influenza espalhou-se pela Ásia desde 2003 causando a morte milhares de aves e de 62 pessoas, principalmente no Vietnã e na Tailândia. As informações são da Dow Jones.