Da Redação 14/09/2005 – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, afirmou nesta terça, dia 13, que a crise da agropecuária brasileira é a pior dos últimos 40 anos. Conforme o ministro, a combinação de adversidades climáticas, queda do dólar e do custo das commodities prejudica especialmente produtores de arroz, algodão, trigo, milho e soja.
Durante entrevista ao programa Notícias, no Canal Rural, Rodrigues destacou que o governo está fazendo o possível para amenizar a situação dos produtores rurais. O ministro explicou que a demora na prorrogação de dívidas e liberação de créditos se deve ao fato de que não há recursos para atender a todas as demandas.
Se o governo prorroga a dívida, falta dinheiro para crédito na próxima safra, e isso encurta o cobertor. Ainda assim, as coisas estão andando, mesmo que lentamente.
Rodrigues comentou estudo divulgado recentemente pelo assessor especial da Presidência da República José Graziano da Silva que afirma que nunca houve tanto crescimento no número de empregos no campo o que indicaria que a crise não é tão grave.
É preciso explicar estes dados. Houve geração de empregos especialmente em função da grande safra de cana-de-açúcar, mas não é uma situação generalizada. Basta ir a cidades onde a agricultura depende de grãos para ver que há uma grande crise.