Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reivindicações

<p>Parceiros da Seara Alimentos promovem Assembléia Geral no dia 3 de setembro em Santa Catarina.</p>

Redação SI (19/08/05) – Os suinocultores parceiros da Seara Alimentos, indignados com a atual situação vivida pelos produtores que não têm respostas dos administradores da empresa para as suas reivindicações -, estão organizando uma Assembléia Geral para o dia 3 de setembro, na Comunidade de Linha Chapada Arvoredo (SC), a partir das 14 horas.

 

Na pauta da reunião está a apresentação da Comissão dos Parceiros da Seara Alimentos, com resultados das negociações até agora; esclarecimento do custo de produção, e a definição dos principais questionamentos à empresa e encaminhamentos finais.

 

Segundo o coordenador do grupo, Leonir Giaretta, o custo de produção de suínos no oeste catarinense é estimado em R$ 22,30, de acordo com os cálculos da Embrapa Suínos e Aves. Mas os produtores parceiros da Seara recebem R$ 12,00, diz Giaretta. O coordenador também afirma que por várias vezes or produtores tentaram negociar com a empresa e apresentar as principais propostas dos parceiros, mas nunca obtiveram uma resposta. “Nós questionamos que tipo de parceria é essa que um faz a lei e os outros obedecem?”. Segundo Giaretta, a intensão é buscar o comprometimento de todos os parceiros e fazer com que os administradores da Seara tomem conhecimento deste movimento e se reúnam para negociar. “Podemos a firmar que se não formos ouvidos, a Seara poderá ter uma surpresa”, alerta Giaretta.

 

Principais reivindicações dos parceiros

 

A Comissão dos parceiros definiu algumas prioridades para buscar melhorias aos suinocultores parceiros da Seara. Entre elas, destacam-se:

          Lavagem das Instalações: A contratação de empresa para lavar os chiqueiros deverá ser opcional, devendo o produtor ser consultado anteriormente se deseja ou não o serviço. Há uma preocupação com esse serviço devido a descasos com as instalações como cortinas, equipamentos, grande volume de água utilizado e a questão sanitária tendo em vista que à equipe, as pessoas e equipamentos, passam por várias propriedades sem os devidos cuidados com desinfecção.

          Carregamento e Desinfecção das Instalações: O produtor deverá ser consultado se deseja equipe para carregar e desinfetar a Granja, devido às mesmas preocupações contidas no item anterior.

          Descarte de Animais: Há reclamação por parte dos produtores que muitos animais, quando entregues nas granjas, já vem doentes, sem culpa do produtor e são condenados pela empresa. Solicitamos que até 20 (vinte) dias, caso ocorra morte ou descarte de animais, este custo seja arcado pela Empresa como também todo medicamento utilizado até a entrega do plantel.

          Valor do Lote: O produtor exige que antes de ser alojado novo lote, ele saiba qual o valor recebido do lote que entregou.

          Preço Mínimo: Ver juntamente à Embrapa um custo de produção por animal no sistema parceria e o produtor ter uma margem mínima de lucratividade sobre este custo.