Redação SI 12/07/2005 – Pequenos produtores do Rio Grande do Sul e do Paraná estão aprendendo a administrar melhor a propriedade e a alcançar resultados mais positivos com a produção de suínos. O Curso de Suinocultura Básica, oferecido em parceria pela Embrapa Suínos e Aves e pela Emater/RS e Emater/PR, está permitindo que os produtores vivam melhor a partir de mudanças no manejo dos suínos. “O curso mostra que correções na rotina de produção provocam grandes progressos”, explica o supervisor da Área de Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Levino Bassi.
A parceria entre a Embrapa Suínos e Aves e a Emater do Rio Grande do Sul permitiu que fossem treinados, em 2005, 100 produtores e técnicos. Para os próximos meses, estão previstas outras 120 horas de curso, que vão envolver 215 pessoas. “A proposta da Emater é repetir o curso em todas as regiões do Rio Grande do Sul”, diz Levino Bassi. No Paraná, as duas primeiras edições do curso estão agendadas para agosto, nos municípios de Pitanga e Palmeira.A intenção também é promover o treinamento em todas as regiões paranaenses que produzem suínos.
O curso repassa informações sobre todas as fases da criação de suínos. Mostra, por exemplo, que os lucros do produtor escorrem juntamente com a ração desperdiçada na hora de servir os animais ou nos erros de manejo que levam ao surgimento de doenças e ao baixo desempenho produtivo do plantel. “O curso dá bastante espaço à identificação dos fatores de risco, ou seja, procedimentos equivocados que geram desperdícios ou diminuem a eficiência da produção. São todas ações que estão ao alcance do produtor, desde que ele tenha a orientação e o acompanhamento necessários”, afirma Levino.