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Seis anos de sucesso

<p>Parceria Carrefour e Nhô Bento faz o mercado de frango caipira expandir no Brasil.</p>

Redação AI 02/06/2005 – Há 6 anos, a rede de supermercados Carrefour procurou o frango caipira Nhô Bento para trazer para o Brasil o mesmo conceito que tinha na França, oferecer aos clientes de todas as suas unidades o frango caipira, mais saudável, com menor teor de gordura e mais saboroso. Na França, as vendas de frango caipira atingem 50% do total de aves consumidas no país. Esta parceria completa agora seis anos e tem uma série de conquistas para comemorar.
 
De 3 mil aves abatidas por dia (1998), o Nhô Bento chegou hoje a 15 mil abates diários, de 60 funcionários saltou para 180 e, na cidade de Veríssimo, no Triângulo Mineiro, onde está instalada a criação e o frigorífico Nhô Bento as conquistas são ainda maiores. Através da parceria foram investidos R$ 200 mil em um sistema de tratamento e reaproveitamento de água residuais, mais R$ 100 mil em uma escola de informática para os moradores da cidade e para os funcionários. Nhô Bento mantém também o asilo e a creche de Veríssimo, além da escola para os filhos de funcionários. Além disso, mais de 150 famílias de pequenos produtores vivem hoje da parceria com o Nhô Bento, investindo em pequenas criações de frango caipira, com frangos cedidos pelo Nhô Bento, supervisão técnica e apoio tecnológico ca empresa.
 
Fora todos estes dados, uma das conquistas mais importantes para o mercado de frango caipira no Brasil foi o fato do Nhô Bento não só atender as exigências do Carrefour em relação ao meio ambiente e o aspecto social, mas incorporá-las à cultura da empresa. “A gente incorporou totalmente a responsabilidade social proposta pelo Carrefour, tanto que hoje temos programa de erradicação do analfabetismo entre os funcionários e escolinha para os seus filhos, cuidamos da água utilizada no abate para que não polua o meio ambiente, entre outras ações”, disse Paulo Santoyo, gerente comercial do Nhô Bento. Para Veríssimo, de acordo com o prefeito Reinaldo Sebastião Alves, a parceria Carrefour e Nhô Bento mudou a história da cidade de 4 mil habitantes. “A cidade foi transformada pela parceria e hoje depende economicamente, socialmente e culturalmente do projeto.”
 
Para atender às necessidades do Carrefour, a Nhô Bento criou uma marca exclusiva para os supermercados da rede, o frango caipira resfriado Nhô Bento, que não é encontrado em outras lojas. E mais, tornou-se o primeiro produto a ingressar no programa GO Garantia de Origem do Carrefour, ou seja, um certificado da rede para o consumidor de que aquele produto tem procedência garantida. Para assinar embaixo desta forma, o Carrefour não apenas investiu recursos em projetos, como também fiscalizou de perto a produção, com auditorias constantes. “Os produtos GO do Carrefour acabaram se consolidando como um diferencial em relação à concorrência”, disse Paulo Santoyo, gerente comercial do Nhô Bento. Atualmente, o Carrefour responde por 60% da produção do Nhô Bento, cerca de 300 toneladas de frango caipira por mês são consumidos nas lojas da rede. O restante destina-se a outras redes de supermercado por todo o país e ao mercado externo.
 
Saiba mais sobre o frango caipira
 
É um frango de raça especial, criado solto, alimentado somente com cereais, legumes e frutas, a chamada ração verde, e abatido após 90 dias. O resultado é uma carne mais macia, mais saborosa e mais saudável. Por ser criado solto e alimentado de forma natural, o frango caipira tem menor teor de gordura e maior valor protéico. A ausência de antibióticos e promotores de crescimento também torna o produto muito mais recomendável.
 
Já o frango tradicional é criado confinado, vive apenas 40 dias, sob luz constante para que não perceba se é dia ou noite e continue se alimentando ininterruptamente. Com promotores de crescimento, o processo é acelerado e o animal recebe doses de antibióticos para evitar doenças.