Da Redação 17/02/2005 – A expansão da Cooperativa Agroindustrial Lar no Mato Grosso do Sul dá mais um passo importante nos dias 17 e 18 de fevereiro com a ampliação da Unidade Receptora de Grãos de Amambai e a inauguração da Unidade Receptora de Grãos de Maracaju. Aumentando em 600 mil sacas a capacidade de armazenamento da Lar no MS.
Em Amambai a unidade recebeu um secador de 100 toneladas/hora e dois silos de 100 mil sacas cada, aumentando a capacidade de recebimento para 200 mil sacas. Podendo desta forma armazenar grãos por um tempo maior. Isto até o momento não era possível, pois Amambai contava apenas com uma moega e tudo o que era recebido deveria logo ser transferido para outras unidades.
No município de Maracaju, que tem uma área territorial maior que toda a área de abrangência da Lar, será inaugurado quatro novos silos com 100 mil sacas cada, além de secador de 100 toneladas/hora e moega. A capacidade de armazenamento de Maracaju é uma das maiores que a cooperativa possuí no Mato Grosso do Sul, equivalente à capacidade de Vila Marques, em Aral Moreira.
As novas unidades no Estado do MS aliam modernidade e agilidade, pois será possível receber tanto soja convencional como soja transgênica, esta possibilidade de trabalhar com organismos transgênicos vem ao encontro dos anseios da cooperativa.
Irineo da Costa Rodrigues, diretor presidente da Lar, afirma que foram projetados investimentos expressivos para o estado vizinho, para auxiliar no desenvolvimento agrícola daquele estado e atender as necessidades da cooperativa. “O forte da Cooperativa Agroindustrial Lar é a área de grãos, com venda de insumos, assistência técnica e recebimento de cereais e, devido ao nosso processo agroindustrial era necessário ingressar no Mato Grosso do Sul”, destaca Irineo.