Redação SI 01/02/2005 – Os produtores rurais que visitarem o Show Rural Coopavel, de 31 de janeiro a 04 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná, poderão conhecer os resultados dos mais modernos programas de gerenciamento de doenças, de bovinos e suínos. A Schering-Plough Coopers, uma das principais indústrias veterinárias do país, mostrará como as grandes indústrias do agronegócio estão conseguindo economia no controle de doenças, maior produtividade e melhores resultados nos negócios.
O estande da Schering-Plough Coopers ficará na área de Pecuária de Leite, n34, e vai contar com uma sala de projeção para a apresentação detalhada dos programas desenvolvidos pela empresa e os resultados já conquistados pelos empresários e produtores rurais.
Pecuária
Os pecuaristas poderão conhecer o Maxi Leite Programa mais completo de controle da mastite no Brasil e da qualidade do leite. O portal www.maxileite.com.br foi desenvolvido exclusivamente para auxiliar veterinários e produtores de leite oferecendo conteúdos técnicos específicos sobre o assunto.
Os veterinários podem fazer download de um exclusivo material de apoio visual para treinamento dos colaboradores das fazendas na execução das tarefas mais importantes para o controle de mastite, como: aplicação de antibióticos; secagem e tratamento da vaca seca e rotina de ordenha.
Oferece também uma ampla linha de serviços e produtos, incluindo a solicitação de uma visita de um dos veterinários da empresa para apresentação das ferramentas de trabalho e dos produtos. Um dos destaques é a planilha eletrônica desenvolvida em conjunto com a Clínica do Leite da ESALQ – USP que calcula as perdas que a fazenda está enfrentando em decorrência da mastite, além de fichas para o gerenciamento da evolução da doença, destaca Alexei Lopes de Castro, gerente de Produtos Pecuária da Schering-Plough Coopers.
Outro projeto de interesse aos pecuaristas é o PROPEC programa para o treinamento e capacitação da mão-de-obra que trabalha com os veterinários nas fazendas. O PROPEC (www.propec.com.br) fornece materiais para que os promotores da Schering-Plough Coopers, a pedido do veterinário, possam treinar e certificar os colaboradores das fazendas em assuntos práticos e técnicos, melhorando seus procedimentos, sem entrar em detalhes de diagnóstico ou áreas onde o veterinário é o diferencial. Além disso, o PROPEC fornece material técnico e notícias para que os profissionais possam se atualizar, mantendo-se informados sobre as principais notícias sobre o agribusiness.
“O objetivo do PROPEC é agregar ainda mais valor ao serviço do veterinário nas fazendas onde ele dá assistência, melhorando os seus resultados a partir do trabalho executado de colaboradores bem treinados”. Completa Alexei.
Suinocultura
Os suinocultores terão atendimento especial no estande da Schering-Plough Coopers com a apresentação do PEC – Programa Econômico Coopers, que tem como proposta racionalizar as intervenções terapêuticas e planejar as intervenções preventivas sobre problemas respiratórios, saúde entérica e sistema reprodutivo, buscando sempre a melhor solução econômica, desde a granja até o frigorífico.
O PEC-Respiratório é um programa de acompanhamento e de gerenciamento da saúde respiratória dos suínos que a Schering-Plough Coopers oferece às granjas e às empresas produtoras de suínos. O programa disponibiliza para os clientes uma série de serviços e produtos com o objetivo não só de tratar da saúde respiratória do rebanho de suínos mas também de auxiliar no controle e prevenção das doenças.
Dentre os serviços oferecidos estão as monitorias de abate e as análises de perda calculadas pelo ProAPA-Suínos, as visitas às granjas e os relatórios com os resultados das monitorias, além da orientação dos técnicos da empresa e de pesquisadores de renome internacional que são contratados para orientar e treinar a equipe da Schering-Plough Coopers. Além de tudo isso, os clientes contam com uma linha completa de produtos de alta eficiência para tratar e controlar os problemas sanitários das granjas.
O gerente de mercado Suinocultura da Schering-Plough Coopers, Amilton Ferreira da Silva, explica que com a implantação do PEC, a empresa tem conseguido diminuir a prevalência e a intensidade das doenças respiratórias que causam grandes prejuízos aos suinocultores, com o monitoramento constante do nível sanitário das granjas.
Já o PEC-Parto baseia-se no conceito de gerenciamento da saúde dos rebanhos, com o objetivo de minimizar o impacto econômico associado à redução de performance e de produtividade que ocorre quando o rebanho apresenta-se com problemas sanitários associados à reprodução.
O gerenciamento da saúde reprodutiva é feito através de um controle integrado onde a equipe técnica da Schering-Plough Coopers faz monitorias para avaliar o status sanitário da granja e, de acordo com esta avaliação, determina uma estratégia personalizada para o problema encontrado. Esta estratégia está baseada no conceito de doença multifatorial, que leva em consideração todos os aspectos importantes no estabelecimento de determinadas doenças. Portanto, o controle será baseado em medidas profiláticas, de controle e de manejo.
“O principal objetivo do PEC-Parto é auxiliar o produtor no controle das patologias reprodutivas aumentando o retorno econômico através da melhoria da performance e da produtividade do rebanho”, explica Amilton.
Outro segmento é o PEC Entérico que monitora a saúde entérica de granjas de suínos com o intuito de diagnosticar, quantificar, controlar e tratar problemas existentes e conseqüentemente diminuir as perdas econômicas decorrentes destas doenças.
Com ele, é possível saber o que são doenças entéricas, conhecer a anatomia e fisiologia dos suínos, os fatores de risco, as doenças multifatoriais e as perdas econômicas das granjas. “Estamos fornecendo informações completas, trazendo imagens e fotos para ilustrar, mas recomendamos também o acompanhamento e avaliação de um técnico da empresa para conhecer as condições reais da granja”, afirma Amilton Silva.
Para avaliar, a granja basta o suinocultor solicitar uma visita técnica que irá realizar monitorias de abate. Através dos dados coletados, os técnicos da Schering-Pough Coopers determinam a prevalência de doenças entéricas e, com o auxílio de ferramentas de simulação, determinam as perdas econômicas decorrentes da ocorrência destas doenças.
“Após uma avaliação é possível traçar o perfil da granja e determinar quais medidas de controle, prevenção e tratamento são mais adequadas para aquela situação particular. Isso é de extrema importância pois para cada granja existe uma série de fatores próprios das demais granjas, são determinantes no aparecimento das doenças e que, portanto, devem ser levados em consideração no momento de definir as estratégias de controle de tratamento”, acrescenta Silva.
As informações e dicas para melhor performance da granja e das empresas produtoras de suínos estão no site www.pec-coopers.com.br, com links para os programas PEC-Respiratório, PEC-Parto e PEC-Entérico.