Da Redação 31/01/2005 – 15h55 (Cascavel – PR) – A Embrapa Suínos e Aves está presente no Show Rural Coopavel 2005 apresentando várias das tecnologias desenvolvidas pela unidade. O foco da participação da instituição este ano, no entanto, está voltada a capacitação de pequenos produtores para o desenvolvimento da avicultura.
Para tanto, a Embrapa está enfatizando sua proposta de produção agroecológica de frangos para atender aos pequenos produtores rurais. O objetivo central dessa proposta é dotar pequenas propriedades rurais de condições de sustentabilidade econômica, social e ambiental. Segundo os pesquisadores da Embrapa, a intenção é integrar a produção de aves e ovos, hortifrutigranjeiros e outras atividades na propriedade para que uma contribua com a produção da outra.
Na casa da Embrapa, por exemplo, os visitantes têm a oportunidade de receber orientações sobre a construção de um galinheiro móvel, com estrutura metálica. Construído com materiais leves e de baixo custo, o galinheiro móvel apresenta algumas vantagens, como fácil deslocamento, descontaminação natural pela radiação solar do local utilizado, recuperação da cobertura do solo e melhor aproveitamento da área das pastagens disponíveis. De acordo com os pesquisadores da Embrapa, o pequeno produtor deve usar esse tipo de construção quando não tiver como adaptar as instalações já existentes.
Linhagens genéticas – A proposta de produção agroecológica é complementada pelas linhagens de frango que a Embrapa Suínos e Aves desenvolveu. Uma delas é a Poedeira Embrapa 051. Linhagem híbrida, semi-pesada, a Poedeira 051 possui boa capacidade de produção de ovos marrons. De acordo com os pesquisadores, as galinhas iniciam a postura com 21 semanas e seguem produzindo até 80 semanas de idade, totalizando, nesse período, uma produção de cerca de 280 ovos. Durante toda a vida as poedeiras 051 consomem, em média, 55 kg de ração.
Já o Frango Colonial 041 foi especialmente desenvolvido para ser criado dentro do sistema agroecológico. Sua composição genética e a forma como é criado fazem com que sua carne seja menos gordurosa, mais saborosa e mais consistente. Abatido aos 84 dias, o Frango Colonial 041 é tido pela Embrapa como uma nova alternativa de renda aos pequenos produtores brasileiros.
A Embrapa Suínos e Aves trouxe ainda uma série de publicações e folders explicativos para distribuir aos visitantes. Há ainda no estande da instituição uma maquete do modelo de criação para galinhas de corte e postura.