Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Prevenção cara, mas vantajosa

<p>Produtores de soja do Paraná fazem as contas para saber quanto a ferrugem asiática está custando este ano. A doença já chegou a treze Estados.</p>

Da Redação 31/01/2005 – O produtor Gustavo Savoldi, do município de Ourizona, no Paraná, já vai pro meio da lavoura de lupa, procura e encontra o que pra ele não é mais novidade. “É ferrugem. Já é o segundo ano que foi constatada nessa área.”

Pelo menos duas vezes por semana, produtores e técnicos estão indo pra roça pra conferir se está tudo bem com a soja.

Na safra passada, muitos agricultores não combateram a doença da forma correta por falta de orientação. Savoldi passou veneno só nas partes mais afetadas da soja. Este ano, voltou a ter problemas. Mas agora, mais experiente, está aplicando em toda a área de 230 hectares. E ao fazer os cálculos, já sabe que vai gastar bem mais do que em 2004.

No ano passado, apliquei em torno de 70 hectares. Esse ano eu comprei pra passar em 230 hectares. Vou gastar em torno de 17 mil reais, sendo que ano passado gastei 4.500 reais”, diz o agricultor.

O agricultor Gustavo Savoldi está gastando cerca de R$ 1,50 por saca de soja, somente com os fungicidas usados no controle da ferrugem.