Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Transporte perigoso

<p>Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta quanto ao risco de transporte de aves de regiões previamente infectadas pela gripe aviária para áreas atingidas pelo tsunami.</p>

Redação AI 21/01/2005 – A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje quanto ao risco de transporte de aves de regiões previamente infectadas pela gripe aviária para áreas atingidas recentemente pelo tsunami e causou a morte de até 220.000 pessoas. A OMS pede cautela e alerta que as aves devem ser mantidas fora da cadeia alimentar, incluindo àquelas destinadas para ajuda humanitária.

O chefe para gripe aviária da OMS em Genebra, Klaus Stohr, entretanto, disse que as áreas afetadas pelo desastre não haviam registrados casos de gripe aviária e que o tsunami não é um fator de risco para que o surgimento de uma pandemia.

O alerta também vem depois da confirmação da morte de seis vítimas da doença em um período de três semanas. A OMS e outras entidades já expressaram o receio de que a gripe aviária venha se tornar uma pandemia global, podendo matar milhares de pessoas em todo o mundo caso o vírus se adapte para variante que possa transmitir a doença entre seres humanos. Entretanto, ainda não há evidências que comprovem o fato.

Casos de influenza são reportados em todo o Vietnã e, segundo especialistas, a doença poderá se espalhar rapidamente como ocorreu no mesmo período em 2004, atingindo nove países asiáticos.

No período, cerca de 100 milhões de aves foram sacrificadas para prevenir que a doença fosse transmitida para seres humanos. Mesmo assim, 26 pessoas morreram no Vietnã e 12 na Tailândia vítimas da doença.

“É um taxa de mortalidade superior ao vírus Ébola”, disse Hans Troedsson, representante da OMS no Vietnã, onde mais de 70% dos infectados com a doença morreram. “Com o início do Ano Novo Lunar em 9 de fevereiro muitas pessoas viajam e aumenta o número de abates e transporte de aves, elevando o risco de infecção com o vírus”, alertou Troedsson. As informações são da Dow Jones.