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Consumo em alta

Brasil cresce sua produção em 23% e já é o 3o. maior exportador de carne de peru do mundo.

Redação AI 23/01/2004 – 05h33 – A carne de peru parece ter caído definitivamente no gosto do consumidor brasileiro. Ao contrário dos anos anteriores, em 2003 os produtos derivados dessa ave deixaram de ter consumo apenas sazonal (nas festas de final de ano), registrando uma oferta e demanda permanente durante o ano todo. “A carne de peru está tendo grande aceitação no Brasil e, consequentemente, esse segmento da avicultura brasileira registrou um crescimento importante no ano passado”, afirma Zoé Silveira d`Avilla, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA).

Em 2003, foram produzidas 271,4 mil toneladas de carne de peru, registrando um aumento de 23% sobre a produção de 2002. O abate também foi maior em 2003, totalizando 28,7 milhões de perus, uma evolução de 8,14% sobre o ano anterior. Do total produzido, o mercado doméstico absorveu 161 mil toneladas.

O Brasil também está aos poucos se transformado num dos principais fornecedores mundiais da carne dessa ave. Ano passado, foram enviadas para o mercado externo 110,4 mil toneladas, o que proporcionou uma receita cambial de US$ 152,3 milhões de dólares e um crescimento de 23,8% em comparação ao desempenho do setor em 2002.