Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Doenças imunossupressoras

A mais conhecida enfermidade imunossupressora da avicultura é a doença de gumboro (IBD), também denominada como doença infecciosa da bolsa.

Redação AI 08/04/2004 – 10h55 – Ricardo Pereira, médico veterinário e diretor de negócios de avicultura da Merial, empresa líder mundial em saúde animal, explica que a mais conhecida enfermidade imunossupressora é a doença de gumboro (IBD), também denominada como doença infecciosa da bolsa. Trata-se de uma patologia infecto-contagiosa que ataca o sistema imunológico (Bolsa de Fabrício) das aves, levando o animal à baixa resistência imunológica (imunossupressão), que o deixa suscetível às enfermidades secundárias, podendo levá-los à morte.

O vírus da doença de gumboro é muito estável ao meio ambiente e resistente a alguns desinfetantes, permanecendo alta a sua capacidade de infecção e difusão por diversos meses. Segundo Ricardo Pereira, a transmissão pode ocorrer pelo contato com aves infectadas ou rações, água, equipamentos e roupas contaminadas. “Aves silvestres, insetos e o próprio homem são os prováveis disseminadores do agente viral”, complementa o especialista.

Para prevenir a doença de gumboro e outras enfermidades imunossupressoras, como doença de marek, reovírus e anemia infecciosa das aves, os avicultores devem ficar atentos aos programas de controle disponíveis. “O proprietário da granja deve observar os sinais clínicos de imunossupressão, como baixo desempenho corpóreo mesmo que bem manejados; no caso das poedeiras: baixa quantidade de ovos; lotes que não respondem à vacinação ou animais mortos”, explica Ricardo Pereira. Além disso, o produtor deve estar atento ao atraso e crescimento desuniforme, baixo ganho de peso e alta conversão alimentar (aves não alcançam os rendimentos estabelecidos), aves deprimidas, aumento das reações respiratórias, baixa resposta às vacinações (títulos de anticorpos), taxa de mortalidade, surto de diferentes doenças.