Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Natureza perfeita e potência do agronegócio

Números comprovam que Santa Catarina, além de possuir paisagens e natureza inebriantes, é uma das grandes potências do agronegócio nacional, especialmente no segmento avícola.

Da Redação 12/05/2004 – 07h04 – Santa Catarina é um dos principais destaques do cenário avícola brasileiro. O abate de frangos no Estado, no primeiro bimestre de 2004, superou em 6,13% os valores do mesmo período em 2003. Segundo dados da União Brasileira de Avicultura (UBA), espera-se ainda que a avicultura catarinense aumente em mais de 10% sua quantidade de aves abatidas em 2004 sobre o total abatido no ano passado: 648,7 milhões de cabeças. Este aumento é previsto devido aos novos investimentos em reativação e expansão das plantas de abate instaladas na região. Além disso, essas estimativas estão baseadas no comportamento do setor, no alojamento de matrizes de corte, no abate mensal e nos preços pagos pela tonelada exportada de carne de frango (ou receita total obtida pela exportação).

Os números divulgados pela UBA também indicam o Estado como provedor de 40% das exportações de carne frango brasileiro. O incremento da receita deu-se em patamares superiores à quantidade vendida. No primeiro bimestre deste ano, as vendas de frango somaram US$ 361 milhões, 41% a mais em relação aos dois primeiros meses de 2003, e foram embarcadas 349,5 mil toneladas, volume 7,8% maior sobre o mesmo período do ano anterior, explica Pedro Pereira Guedes, pesquisador da área Sócio-econômica da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC).

Algumas das grandes agroindústrias, como Perdigão, Sadia e Seara, que acumularam lucros recordes em 2003, reservam-se no privilégio de estudar alternativas de inversão de capital para este ano. Segundo Pedro, o que ocorre no momento é a configuração de um ambiente favorável à retomada dos investimentos, o que vem se concretizando, em função das oportunidades que despontam no curto prazo, sobretudo, para o atendimento da demanda externa.

Nacionalmente, de acordo com o pesquisador, é necessário que se considere a expansão da avicultura de corte nacional, ocorrida antes do surto da Influenza Aviária na Ásia, e que já indicava recordes nas quantidades produzidas e exportadas, ainda que o consumo interno estivesse estagnado.

Avaliando estas perspectivas, não poderia haver palco melhor para a realização da maior feira de negócios da avicultura e da suinocultura do que Florianópolis, a capital do Estado potência do agronegócio brasileiro. A AveSui Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos será realizada nos dias 26, 27 e 28 de maio, no Centro de Convenções de Florianópolis CentroSul. A ilha de Florianópolis, devido a sua localização, facilita a convergência das maiores representações setoriais de suínos e aves (trabalhadores e agroindústrias) para um encontro de negócios, afirma Pedro Guedes. A cidade ainda se ajusta a um momento em que os setores reivindicam por uma ampla discussão de suas cadeias produtivas, principalmente sobre as questões sanitárias, para o alinhamento de ações envolvendo as iniciativas públicas e privadas. 

Bons negócios e turismo

Além da oportunidade de se atualizar sobre os assuntos e as novidades do setor avícola, visitantes e expositores da AveSui poderão aproveitar as centenas de atrações turísticas e de lazer que Florianópolis oferece. Fundada em 1965, por um português vindo de São Vicente, a famosa Ilha da Magia recebeu o nome de Nossa Senhora do Desterro e só mais tarde, no século XIX, foi nomeada Florianópolis. Seu nome foi uma homenagem ao Marechal Floriano, que mandou massacrar os ilhéus que resistiam à República incipiente.

Com mais de uma centena de praias, quem chega a Floripa, como é carinhosamente chamada, encontrará facilmente entre uma delas a praia de seus sonhos. E a cidade ainda reserva aos seus visitantes outros atrativos que vão além do mar azul: a Ponte Pênsil, já logo na entrada da Ilha; o Centro Histórico bastante conservado, que data do século XVII; a gastronomia; as águas salobras da Lagoa da Conceição; a avenida das rendeiras – para quem aprecia artesanato -; a imponente Igreja Matriz e o Palácio Cruz e Souza antiga casa do governo e que ficam no centro histórico da cidade -; e a lendária figueira da praça XV de Novembro que, segundo a tradição da Ilha, quem der cinco voltas ao seu redor garante o encontro com o amor de sua vida. Além disso, Florianópolis conta com toda a infra-estrutura de uma capital bem desenvolvida como shoppings, cinemas, hotéis, restaurantes, bancos e conveniências.