Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Novo sistema permitirá melhor previsão da safra agrícola no país

Equipamentos instalados em aviões vão mapear as áreas de cultivo e dar informações semanais sobre as principais culturas nacionais.

Da Redação 14/05/2004 – 05h15 – O governo agora já pode ter uma previsão mais exata da safra agrícola. Com o lançamento do Sistema de Previsão de Safras no Brasil por Satélite, equipamentos instalados em aviões vão mapear as áreas de cultivo e dar informações semanais sobre as principais culturas no país.

O sistema vai possibilitar que o governo defina políticas públicas mais eficazes e distribuição de recursos, para corrigir eventuais quedas de produtividade em áreas atingidas por chuvas, por exemplo.

Os produtores receberão semanalmente informações sobre as previsões climáticas e, dessa forma, também poderão adotar medidas para uma melhor produtividade”, ressaltou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

O sistema começa a ser usado nas culturas de café, milho, soja, laranja e cana-de-açúcar e depois será estendido para outras culturas. O ministro informou ainda que o sistema poderá ser usado futuramente por todos os países do Mercosul.

A previsão de safra é uma das prioridades na Compahia Nacional de Abastecimento (Conab). Desde 1977 a Conab faz a pesquisa com base em informações repassadas pelos produtores e instituições ligadas a atividades rurais. A mudança incorpora o que há de mais moderno no mundo. O sistema, que vai custar aos cofres públicos R$ 13 milhões, será totalmente implantado até 2006.

Segundo o presidente da Conab, Luís Carlos Guedes Pinto, o desenvolvimento do projeto foi baseado em necessidades internas e externas, devido ao crescimento da importância do agronegócio no país e no mundo. A execução do sistema tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).