Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aves precoces

Pé Forte coloca a venda lotes de avestruzes com 20 meses, que estão iniciando a postura.

Redação AI 07/06/2004 – 09h40 – A Pé Forte, maior criatório nacional de avestruzes, com sede em Uberaba (MG), coloca a venda um lote de aves precoces, que estão iniciando postura aos 20 meses, enquanto a média mundial de reprodução é de 30 meses.

“Incorporamos um lote de 105 matrizes precoces, que começaram a produção de ovos em abril”, informa Mauro Paternez, gerente da fazenda. “Com mais estas aves, nossa expectativa é de que até o final do ciclo, em novembro próximo, estaremos atingindo a média de 340 filhotes/semana”, acrescenta.

Segundo Mauro Paternez, o sucesso alcançado na precocidade destas aves deve-se ao sistema de criação e manejo. Além de ração diferenciada produzida pela Pé Forte para cada período do ano, a empresa utiliza o sistema israelense de criação com manejo mais prático, em áreas rotacionadas com as aves a campo desde o primeiro dia de vida. O sistema proporciona aves de melhor qualidade, com menor índice de mortalidade e maior fertilidade.

Neste ano, no total, estão entrando em postura cerca de 400 matrizes, que vão botar em média 55 ovos/cabeça/período. Do total de aproximadamente 22 mil ovos que serão gerados, cerca de 14 mil filhotes, ou seja, 64% dos ovos eclodirão, transformando-se em aves. “Nossa previsão é superar em mais de 25% a produção de filhotes de 2003”, diz o gerente da fazenda.