Redação AI 24/08/2004 – Já está tudo pronto para a realização da Feira Nacional do Ovo (FenaOvo), que acontece de 26 a 28 de agosto, no município de Santa Maria do Jetibá (ES). Os últimos preparativos seguem em ritmo acelerado e estão todos praticamente finalizados. “Já está praticamente tudo preparado”, diz Nélio Hand, secretário administrativo da Associação dos Avicultores do Espírito Santo e coordenador Institucional do evento. “Temos um pessoal trabalhando 24 horas por dia para que toda a estrutura necessária esteja finalizada até amanhã (25/08)”.
A expectativa da organização em relação à participação de empresas, produtores e público em geral na segunda edição da FenaOvo é bastante positiva. Segundo Hand, os espaços para a feira comercial estão esgotados há mais de 30 dias. Mesmo assim, a procura tem sido bastante grande. “Existem até empresas fazendo sociedade para compartilhar os estandes na feira, tamanha está sendo a procura”, comemora o coordenador do evento. Nesta edição, cerca de 95 empresas participarão da feira de negócios, registrando um crescimento de 40% em relação à participação do ano passado. “São empresas de todos os segmentos que compõem a avicultura de postura como os de saúde animal, genética, equipamentos, nutrição, embalagens, transporte, consultoria etc.”, informa Hand.
A segunda edição da FenaOvo também deve bater recorde de público. A organização do evento prevê a participação de sete mil pessoas. No ano passado, cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o evento. “Contaremos com a participação de um grande número de produtores e empresas de todo o Brasil. Estamos recebendo muitas ligações de avicultores e empresas de todo o País querendo saber detalhes da programação, confirmando a presença e isso nos deixa bastante otimistas”, afirma Hand.
De olho no crescimento e consolidação da FenaOvo, a organização está investindo na profissionalização do evento. Totalmente aberta ao público no ano passado, a FenaOvo estará nesta edição mais direcionada aos profissionais do setor. “A feira não será restrita apenas aos profissionais do setor mas, neste ano, nosso foco estará totalmente voltado aos produtores, empresas e ao pessoal que trabalha com avicultura de uma maneira geral”, explica Hand. “Na sexta-feira, por exemplo, que é o dia de maior movimento e também o da realização do módulo técnico, o evento estará restrito, por um determinado período, apenas à participação dos produtores e empresas. Só após às 19 horas, a feira comercial será aberta ao público geral”.
Programação – Uma das principais atrações da FenaOvo 2004, o módulo técnico dará ênfase a dois assuntos em especial este ano: meio ambiente e sanidade avícola. O grande destaque fica por conta da participação de Egon Vieira da Silva, coordenador nacional do Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), que ministrará a palestra “Biosseguridade: caminhando para novas fronteiras comerciais”. “A sanidade de nosso plantel é motivo de grande preocupação. A recente ocorrência de problemas sanitários na avicultura mundial tem nos deixado em alerta. Essa apresentação é oportuna e também mais um esforço no sentido de enquadrar o Espírito Santo no Programa Nacional de Sanidade Avícola, do qual o Egon é coordenador”, avalia Hand. O PNSA já é executado no Espírito Santo e, segundo Hand, a expectativa é de que até o final do ano o Estado seja declarado área livre, estando apto a explorar o mercado externo.
A FenaOvo, que acontece de 26 a 28 de agosto, no município de Santa Maria do Jetibá (ES), seguirá a seguinte programação:
Quinta-feira (26/08)
19 horas
Cerimônia oficial de abertura
20 horas
Abertura oficial dos estandes para o público
22 horas
Sexta-feira (27/08)
14 horas – Palestra “Licenciamento ambiental para Avicultura”
Júlio César Simões Prezotti – Consultor Técnico em Engenharia Ambiental
Odilon Favoretto – Sub gerente de Licenciamento Ambiental – IEMA
15h15 – Palestra “Linhas de crédito para a Avicultura”
Debatedores: Sicoob, Banco do Brasil, Bandes e Banestes
16 horas – Coffee Break
16h15 – Palestra “Biosseguridade: Caminhando para novas fronteiras comerciais”.
Egon Vieira da Silva (Coordenador Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura)
NOTA: 14 às 19 horas – Funcionamento dos estandes somente para negócios (convidados)
19 às 22 horas – Abertura dos estandes para o público em geral
Sábado (28/08)
10 horas – Abertura da praça de alimentação
13 às 20 horas – Funcionamento dos estandes para o público em geral