Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Adubo muito caro

Os agricultores do Paraná estão preocupados. Eles começam a plantar a safra de verão no mês quem vem, mas enfrentam um problema sério: o aumento do custo de produção.

Da Redação 13/09/2004 – Os agricultores do Paraná estão preocupados. Eles começam a plantar a safra de verão no mês quem vem, mas enfrentam um problema sério: o aumento do custo de produção.

Eudes Capelleto fez uma pesquisa de preços antes de começar a comprar os insumos que vai utilizar nas lavouras de milho e soja. Calculou os custos e agora tem certeza: para plantar nas mesmas áreas vai gastar mais dinheiro do que gastou na última safra de verão.

“Os cloretos e os nitrogenados tiveram um aumento muito grande. Os custos da lavoura de milho aumentaram bastante”, diz Eudes.

O aumento no preço dos insumos é confirmado pelos revendedores. A alta do ano passado para cá pode chegar a 40%. O adubo foi o produto que mais subiu.

A Ocepar, a organização das cooperativas do Paraná, calculou o custo total desta safra de verão, incluindo máquinas e a remuneração do agricultor. Para se produzir uma saca de milho, o agricultor gastou na safra 2004, 14 reais. Para a próxima deve gastar 15 reais e 79 centavos. Um aumento de 11%.

O custo para se produzir uma saca de soja subiu de 24 reais e 94 centavos para 30 reais e 60 centavos, alta de 22% provocada em boa parte pelo aumento dos fungicidas usados no combate da ferrugem asiática.

“Infelizmente o custo de produção desse ano vai ser bastante alto. Pressionados pelo aumento da demanda, os insumos tiveram aumento de cerca de 40%, que vai afetar nos custos da produção”, explica o agrônomo Rogério Rizzardi.

O agricultor Paulo Orso vai plantar 150 hectares de soja mesmo com o aumento disse que não vai deixar de investir em tecnologia. É na boa produtividade que ele vê a chance de recuperar o investimento. “Se ele economizar fertilizantes, sementes, tudo isso compromete a produtividade e o agricultor não vai ganhar”, diz.

Segundo os revendedores, a elevação do preço dos adubos nitrogenados é causada, principalmente, pelo aumento no preço internacional do petróleo.