Redação AI 29/11/2004 – As galinhas caipiras do seu Ciro Guinossi, de Presidente Epitácio, São Paulo, estão comendo os próprios ovos. Ele quer saber por que isso ocorre. Para responder sua carta, o José Hamilton Ribeiro conversou com um criador no município paulista de Itatiba.
Existe um ditado que quando a galinha como ovo é porque está pedindo para morrer. “Isso pode ser verdade, porque a galinha quando começa a bicar e comer ovo é difícil de parar. Muitas vezes é melhor descartar uma ave desta que acaba sendo uma maçã podre no resto e substituir por outra ave que não esteja bicando”, diz o criador Ricardo Bianchi.
Agora quando se trata de uma galinha boa, poedeira que valha a pena manter. “Quando uma galinha nova poedeira que valha a pena pode-se tentar tirar esse vício dela. Para isso a gente deve atacar as duas principais razões por que ela está bicando esse ovo. Normalmente é por uma deficiência de proteína na ração ou até por causa de água, por ser de água de má qualidade ou água quente”.
Se a água estiver com mau cheiro ou contaminada, a galinha pode rejeitar e aí ela busca beber a clara do ovo.
O criador informa quais são as fontes principais da proteína na ração da galinha. “Principalmente a soja e a farinha de carne”.
Além desses dois problemas da proteína e da água, tem mais uma dica. “A dica seria pra tentar recuperar a ave seria coletar os ovos mais vezes ao dia. Não deixar o ovo lá tanto tempo e a galinha fica tentada a bicar e comer. Outra dica é cortar ou queimar a ponta do bico da galinha, mas cuidado para não cortar a língua junto”.
Além da proteína, a falta de cálcio também pode levar a galinha a comer os ovos.
Quer acompanhar o que acontece na avicultura e na suinocultura?
Siga-nos no Facebook:
https://www,facebook.com/aviculturaindustrial
https://www.facebook.com/suinoculturaindustrial
Acompanhe nosso Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/gessulliagribusiness
Precisa de algum serviço ou produto?
Pesquise no Guia Gessulli:
https://www.guiagessulli.com.br/