Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fast-food português

Frango grelhado em carvão natural com molho especial é a novidade da rede portuguesa Sr. Frango da Guia que chega a São Paulo.

Redação AI 20/01/2003 – Apesar de os brasileiros serem grandes consumidores de frango, poucos conhecem uma maneira muito particular de se preparar esse alimento, típica da região da Guia, no sul de Portugal. Batizado de “frango à Guia” (frango pequeno, grelhado em carvão natural e com molho especial), a novidade pode ser conferida, desde o ano passado, nas lojas da rede “Sr. Frango da Guia” localizadas na capital e no interior do Estado de São Paulo.

O frango à Guia é um prato tradicional em Portugal, mas foi apenas em 1997 que o empresário Manuel Costa teve a idéia de lançar uma rede de restaurantes especializada nesse alimento. Hoje, já são 17 lojas “Sr. Frango da Guia” espalhadas pela Europa. Associado à rede dona de shopping centers Sonae, Costa conseguiu instalar franquias da rede em importantes shopping centers de Portugal.

No ano passado, a “Sr. Frango da Guia” chegou ao Brasil, trazida pelos empresários portugueses Mário Moreira e Sérgio Pereira, que já moravam no País. A primeira loja da rede no Brasil foi inaugurada no Shopping Dom Pedro, pertencente à Sonae e localizado em Campinas, no interior do Estado de São Paulo.

Em novembro de 2002, foi inaugurada uma filial no bairro de Vila Olímpia, na região sul da capital. “Planejamos abrir mais três lojas esse ano”, estima Pereira. “Conseguimos provar que daria certo trazer a marca para cá.”

Para o empresário português, uma das razões para o sucesso da rede no País é o fato de que, apesar de o “frango à Guia” ser desconhecido por aqui, a ave é um dos pratos preferidos dos brasileiros. “Posso dizer que 99% dos nossos clientes nunca ouviram falar em ””frango à Guia””. Nem por isso, entretanto, perdemos clientes. Os brasileiros têm uma grande preocupação com a saúde e o frango, por ser uma carne branca, é muito saudável. Apostamos nisso e deu certo”, comemora Pereira.