Redação SI 17/04/2003 – A consolidação do mercado chinês contribuiu para o aumento de 41% no volume das vendas externas brasileiras de suínos no primeiro trimestre do ano, com o embarque de 116,4 mil toneladas, se comparado a igual período do ano passado. Já em receita, o crescimento foi de apenas 20,6%, somando US$ 115,69 milhões, em função da queda de 14,23% dos preços médios internacionais.
As informações constam no balanço mensal divulgado pela Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).
As exportações para a China cresceram 82% no trimestre, somando 17,7 mil toneladas, que geraram uma receita da ordem de US$ 17,5 milhões.
Além do mercado chinês, as vendas para a Argentina apresentaram crescimento expressivo, segundo o diretor-executivo da Abipecs, Claudio Martins.
No primeiro trimestre do ano, o Brasil enviou ao mercado argentino 312,2% a mais de carne suíno do que o embarcado em igual período de 2002.
No período, foram enviadas à Argentina cerca de 10,2 mil toneladas de carne suína, que geraram uma receita de aproximadamente US$ 9,9 milhões.