Da Redação 04/06/2003 – A chuva que se iniciou ontem (3) pela manhã em Mato Grosso do Sul está sendo considerada ótima pelos produtores rurais. O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de MS, Carmélio Romano Ross, enfatiza que a safra de milho poderá ser a maior de toda a história do Estado. “A chuva de hoje foi ótima e se acontecerem outras, com média intensidade, será a maior safra que teremos; vamos colher o dobro da safra passada” afirma.
Em relação à frente fria que está sendo anunciada pelos institutos de meteorologia, Carmélio Ross explica que para o milho seria prejudicial uma temperatura muito baixa. A previsão para o Estado não informa formação geada, o que aumenta as perspectivas de uma boa safra. No ano passado, a plantação da safrinha sofreu as conseqüências da seca que ocorreu neste período.
Produção
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada para esta safra de inverno é de 560 mil ha para o milho, com previsão média de 2,9 mil quilos por ha e produção total de 1,6 milhão de toneladas.