Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação de produtos avícolas

Exportações paranaenses crescem 83% em relação a 2002.

Redação AI 13/06/2003 – No primeiro quadrimestre de 2003, os índices de exportação de produtos avícolas paranaenses cresceram 83% em comparação com o mesmo período do ano que passou, no que se relaciona à quantidade.

Quanto ao faturamento, o incremento registrado também é expressivo, atingindo 61,3%, segundo levantamento de Roberto de Andrade Silva, técnico responsável pela análise do desempenho do setor no Departamento de Economia Agrícola do Governo do Paraná (Deral).

Silva destaca que o Estado, mesmo exportando menor volume que o Rio Grande do Sul, 167,4 mil toneladas contra 172,1 mil toneladas, obteve maior receita cambial, comportamento explicado pela agregação de valor ao produto.

Em análise nacional no período, as exportações cresceram 47,7% em volume e 22% em faturamento. Em 2002, o preço médio foi de US$ 951,4/t, enquanto que em 2003, até agora o preço médio tem sido de US$ 785/t, de acordo com os relatórios divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Exportadores dizem que boa parcela deste incremento deve-se às antecipações de vendas para a União Européia e para a Rússia.