Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Lucros da Smithfield caem 87%

Mercado americano sofreu com a baixa demanda e o alto estoque de carne suína nos últimos 12 meses.

Redação SI 13/08/2003 – A Smithfiled Foods, enfrentou um ano de desafios fiscais. Os lucros da empresa caíram 87% em relação a 2002.

As operações com carne suína e bovina geraram sólidos lucros. O comércio internacional, embora menor, também apresentou um bom desempenho. Mas Smithfiled estava com seus estoques em alta, por conta de outra empresa que baixou os preços de seus suínos vivos e de sua carne fresca.

O grupo Smithfiled, maior produtor de carne suína, que cria aproximadamente 13,6 milhões de animais em corporações de fazendas ao redor de 11 estados americanos, e 1,1 milhão de cabeças internacionalmente, perdeu US$ 108,4 milhões ano passado, em comparação aos ganhos de 2002, que atingiram US$ 266,6 milhões.

Em um anúncio aos analistas sobre o desempenho em 2003, o presidente da Smithfiled, C. Larry Pope, contou: “nossa produção de carne suína tem sofrido com o mercado. Os ganhos têm diminuído drasticamente”.

Os problemas atuais da indústria começaram em meados de 2001, quando os criadores de suínos aumentaram seus plantéis com o intuito de obter preços melhores. Mas esses animais começaram a chegar ao mercado em 2002 extrapolando a demanda. Além do mais, naquela época, a Rússia proibiu importações dos Estados Unidos.
Também no início de 2002, o frango abasteceu o mercado americano com preços baixos e forçou os produtores de carne suína e bovina a reduzir seus preços.