Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura de postura deve crescer 2,5%

Esta é a previsão da APA para o segundo semestre de 2003.

Redação AI 18/08/2003 – Depois de três anos de estagnação, o mercado de ovos no País alimenta expectativa de crescimento nos próximos seis meses deste ano. Segundo José Carlos Teixeira, diretor-executivo da Associação Paulista de Avicultura (APA), a pequena redução dos custos de produção queda dos preços do milho e da soja em andamento, já beneficia o aumento da produção e, em conseqüência, a diminuição do preço do ovo.

“Estivemos praticamente estagnados nos últimos três anos, situação provocada também pelos preços da soja e do milho, que este ano iniciaram movimento de queda. Devemos crescer entre 2,5% e 3% no segundo semestre deste ano, apesar de ser apenas uma retomada tímida”, prevê José Carlos Teixeira, diretor executivo da Associação Paulista de Avicultura, que prefere não citar número de investimentos do setor neste ano.

Para se ter uma idéia da importância do setor, a cadeia produtiva da avicultura de postura movimenta US$ 2 bilhões anualmente no Brasil, com produção de cerca de 16,4 bilhões de unidades de ovo por ano.

O Rio Grande do Sul responde por 8,5% da produção brasileira de ovos, com 1,2 bilhão de unidades anual, ou 105 milhões de unidades/mês, o que representa 42 milhões de ovos/dia.

Consumo

Os números aparentam ser assustadores em volume, mas são pequenos em relação à Europa, Ásia e EUA.

O consumo de ovos no Brasil é baixo. O brasileiro consome 94 ovos per capita por ano estabilizados nos últimos 3 anos contra 346 ovos per capita anuais do Japão, 342 ovos per capita de Taiwan, 301 da China e 258 ovos per capita dos EUA.

Nos Estados Unidos, o consumo de ovos já atingiu sua maior marca na história: 305 unidades per capita em 1945.

Incentivo

Para discutir diversos temas relacionados à avicultura, incluindo os vinculados à saúde, com a desmistificação da difundida e errônea idéia de que elevado consumo do ovo provoca risco de doenças cardiovasculares, chega ao Brasil Donald J.McNamara, diretor executivo do Egg Nutrition Center (com sede em Washington), que fará palestras no Brasil. No dia 20 de agosto McNamara fará palestra em Porto Alegre (RS) e no dia 22, em São Paulo (SP).