Redação SI 22/09/2003 – O professor e veterinário José Lúcio dos Santos decidiu colocar em prática o aprendizado acumulado em cursos de mestrado e doutorado e, em 1990, se transformou também em empresário. Com a ajuda da mulher, Maria Conceição Costa, ele montou o laboratório Microvet, produtor de vacinas autógenas para rebanhos de suínos, isto é, feitas a partir do problema específico de cada rebanho.
As vacinas produzidas pelo Microvet são vendidas em todo o mercado nacional e também para o Uruguai e Argentina. Duas delas, desenvolvidas em 1992 e 1996 estrearam no mercado mundial como pioneiras. O Microvet produz hoje 15 diferentes vacinas.
Com sede em Viçosa, na Zona da Mata mineira, o Microvet foi criado a partir de uma necessidade detectada pelo professor José Lúcio e seus alunos ao trabalharem na região de Ponte Nova , um pólo de criação de suínos. “Eles perceberam uma demanda específica para o controle de doenças do rebanho daquela região”, lembra Maria Conceição, que atua como administradora do laboratório.
Além da produção de vacinas, o Microvet realiza exames laboratoriais e também realiza consultorias técnicas.
A atuação do laboratório, diz Maria Conceição, fez da região a mais bem assistida em todo o País. “Isso não é nenhum exagero”, garante ela, lembrando que o laboratório mineiro sofre a concorrência de multinacionais e também de outros dois laboratórios nacionais.
“Nossa propaganda é feita boca-a-boca”, diz ela, ressalvando que o Microvet atende apenas a 0,7% do mercado de 38 milhões de matrizes suínas brasileiras.
Agência Sebrae.