Redação 29/09/2003 – 09h57 – Indicada para utilização em ambientes climatizados nas indústrias frigoríficas, como salas de corte e salas de embalagem, a Unidade de Tratamento de Ar YSM Modular foi desenvolvida pela YORK para operar com fluido refrigerante secundário visando proporcionar maior segurança e facilidade de manutenção.
Atualmente, a maior parte dos ambientes climatizados em plantas frigoríficas utilizam o fluido refrigerante amônia diretamente nos resfriadores de ar, seguindo uma tendência do mercado, sobretudo europeu e norte-americano, que restringe o uso da amônia em salas de máquinas e câmaras de resfriamento/congelamento e opta pela utilização de fluido refrigerante secundário em ambientes com maior número de pessoas, reduzindo desta forma as consequências do risco de vazamento.
O uso de água gelada e/ou a solução glicol é uma vantagem substancial quando a comparação é feita com outros tipos de fluido refrigerante (R-22, R-134 etc.), pois o custo da reposição desses fluidos refrigerantes, advinda de pequenos vazamentos frequentes, e de difícil eliminação, pode ser considerável; além de que, normalmente, essas substâncias se encontram no estado gasoso quando vazam, enquanto a água gelada e a solução glicol estão no estado líquido, tornando mais fácil a detecção de vazamentos.
Com vazão nominal de ar de 2.250 a 50.000 m3/h, a YSM Modular é fabricada na unidade industrial da YORK em Pinhais (PR), com características técnicas de: parede dupla, fácil acesso para manutenção e, por seu conceito modular, pode ser montada com as necessidades específicas de cada operação. Os principais componentes do modelo, como ventiladores, serpentinas de resfriamento ou filtros podem ser selecionados individualmente, facilitando a adaptação às várias aplicações.
Entre os módulos disponíveis podemos destacar: caixa de mistura, secção de pré-filtro, secção de filtro bolsa, módulo de serpentina (solução fria e solução quente), modulo de serpentina com eliminador de gotas e módulos de ventilação.
O conceito de projeto do YSM Modular, até então disponível para sistemas de conforto ambiental comercial, estende-se às necessidades da indústria e proporciona flexibilidade que atende à crescente demanda da qualidade do ar interior e às mais sofisticadas especificações do mercado, tais como utilização em ambientes classificados e salas limpas.