Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cidasc testa sanidade animal na Efapi

Cerca de mil coletas de sangue serão realizadas até a abertura da exposição.

Redação SI 30/09/2003 – 03h45 – A Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), está coletando amostras de sangue dos animais que vão participar da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi), que acontece de 4 a 12 de outubro em Chapecó.

De acordo com o veterinário Enedi Zanchet, estão sendo feitos os testes de brucelose e tuberculose em bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Já nos eqüinos é feita o teste de anemia infecciosa. Até amanhã devem ser coletadas amostra de sangue de cerca de mil animais.

Estas amostras, são encaminhadas aos laboratórios da Cidasc para análise. No caso da tuberculose, é injetado um antígeno denominado tuberculina. Se o animal tiver a doença o antígeno causa um inchaço no local da aplicação, depois de 48 horas. Zanchet disse que o teste visa garantir a sanidade dos animais e dar segurança aos participantes de que não haverá contaminação durante o evento. “Os animais que vão participar da Efapi tem o aval da Cidasc”, disse Zanchet.

Além disso, há uma garantia para compradores de que não estão levando animais doentes. Como a Efapi é uma feira de grande porte, se houver problemas em alguma propriedade haverá a garantia de que a contaminação não ocorreu durante a feira.

Ontem, Zanchet coletou amostras de cerca de 50 bovinos da raça charolês, na Fazenda São Sepé, em Chapecó. A fazenda tem vários animais premiados, entre eles o Bitel da São Sepé. Além do teste, os profissionais da Cidasc vão conferir a entrada no parque de Exposições Tancredo Neves, para confirmar se os animais testados são os mesmos que estão entrando no parque.