Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Prejuízo ressarcido

Fesa começa a indenizar abates por Aujeszki.

Redação SI 07/10/2003 – 03h23 – As duas primeiras propriedades a registrarem focos de Aujesky, no município de Aratiba, receberão, no próximo dia 15, a indenização do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa). Os cálculos preliminares indicam pagamento de R$ 185 mil pelos 3.370 animais sacrificados e abatidos no dia 5 de setembro. O total inclui o risco alimentar, um valor calculado sobre a estimativa do número existente de matrizes nas propriedades, que tem como objetivo manter as condições de trabalho do suinocultor por um prazo de oito meses.

De acordo com o diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos e Derivados (Sips), Rogério Kerber, o período estimado para o acerto das indenizações pelo Fesa é de 40 dias, uma vez que existe um processo a ser cumprido pela comissão de avaliação do fundo, mantido pelas contribuições das indústrias e produtores dos setores de aves, suínos, bovinos e leite. O dirigente garante que há verba suficiente para os acertos.

O fundo cobre exclusivamente o pagamento da diferença da carne não aproveitada comercialmente como leitões com peso abaixo do minímo e matrizes em gestação avançada.

Até ontem, conforme o Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA), foram abatidos 6.830 suínos de cinco municípios. Há ainda outros 2.140 animais a serem abatidos. Desde setembro, já foram registrados nove focos nos municípios de Aratiba, Erechim, Ponte Preta, Três Arroios e São Valentim.

Os técnicos do DPA já rastrearam até o momento 98.406 cabeças em 566 propriedades e coletaram 7.294 amostras de sangue para sorologia.

Os casos da doença serão assunto hoje na reunião da Câmara Setorial da Suinocultura, na qual serão tratadas também as questões tributárias e de endividamentos dos produtores rurais junto às instituições bancárias públicas. As indústrias sugerem também que a Secretaria estadual da Fazendaestabeleça, nas comercializações de produtos suínos para outros estados, o tabelamento do preço.