Redação AI 21/10/2003 – 15h45 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai abrir oficialmente nesta terça-feira (21/10), às 19 horas, no auditório do Palácio do Itamaraty, em Brasília, o 18o. Congresso Brasileiro de Avicultura. É o mais importante encontro do setor avícola brasileiro, que hoje ocupa a posição de segundo maior produtor e exportador mundial de carne de frango, além de abastecer plenamente o mercado interno. Somente neste ano, até setembro, as exportações brasileiras do produto tiveram incremento de 25,7% em comparação com o mesmo período de 2002, chegando a 1,4 milhão de toneladas de carne de frango. A produção também está em alta, com 5,7 milhões de toneladas em 2003. A previsão do setor é chegar ao final de 2003 com uma produção de 7 milhões de toneladas e exportação de 2 milhões de toneladas. “São metas perfeitamente viáveis pois o setor está muito competitivo tanto aqui dentro quanto lá fora”, destaca Zoé Silveira d`Avila, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA).
O 18o. Congresso Brasileiro de Avicultura terá sessões de trabalho na quarta e na quinta-feiras, pela manhã e à tarde, no auditório do Palácio do Itamaraty. Entre os palestrantes estarão o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. O encerramento dos trabalhos, na quinta-feira, contará com a presença do vice-presidente da República, José Alencar da Silva.
O temário do congresso inclui questões relacionadas à exportação, ao mercado interno de frango e à produção de milho e soja, além de sanidade avícola, com ampla avaliação do atual estágio de desenvolvimento da atividade. Participam empresários do setor, deputados, senadores, e técnicos dos altos escalões do governo federal.
Lula abre hoje (21/10) em Brasília (DF), o 18o. Congresso Brasileiro de Avicultura.
Presença do presidente no principal evento da avicultura brasileira foi confirmada agora a tarde.