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Granja de suínos investe em genética para ganhar mercado

DB-DanBred, de Patos de Minas, aposta em suínos com menor teor de gordura.

Redação SI 13/11/2003 – 05h50 – A DB-DanBred, uma das maiores granjas produtoras de “suíno light” do Brasil, está investindo no melhoramento genético com o objetivo de aumentar o volume de produção e ainda obter uma carne com menor teor de gordura – uma camada de manteiga tem cerca de 2 centímetros. A empresa espera ampliar com estas medidas sua atuação no mercado nacional.

Nos últimos 18 meses, o setor atravessou uma crise provocada pelo excesso de oferta e pelo aumento no custo de produção, sobretudo da soja e do milho. A produção anual da empresa – que fatura cerca de R$ 30 milhões – costuma ser de aproximadamente 130 mil animais, entre matrizes e reprodutores, neste ano foi 10% menor do que o ano passado.

Com sede em Patos de Minas, a empresa é responsável pelo fornecimento de 30 mil matrizes e reprodutores para as granjas de todas as regiões do País, sendo que os principais compradores são os produtores de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Outros 100 mil suínos são destinados ao abate e vendidos somente para o frigorífico Pif Paf, em Patrocínio (MG).

De acordo com o diretor da empresa Mário Pires de Morais, com a técnica do melhoramento genético – de origem dinamarquesa – é possível obter uma produção 80% maior do que há 15 anos. Uma matriz produz em média 27 leitões por ano e pode gerar uma média de 3.200 quilos de suínos vivos.

As matrizes são de raça Landrace e Large White, enquanto os reprodutores, puros ou cruzados, são das raças Hampshire e Duroc.

Quanto à qualidade da carne suína, Mário Pires afirma que houve uma mudança significativa dos últimos dez anos, em todos os aspectos – cor, textura, e principalmente o baixo teor de gordura. Segundo ele, os animais produzidos hoje apresentam uma camada de gordura com cerca de 2 centímetros, enquanto o animal convencional tem potencial para produzir uma camada de 4,5 centímetros. “A dona de casa que hoje compra carne suína – seja no açougue ou no supermercado – leva uma mercadoria que tem procedência”, justifica. E acrescenta: “Hoje os suínos não são mais criados em baias ou chiqueiros. Há uma preocupação em termos de higiene e limpeza”.

Gestação

A matriz (fêmea) tem gestação de 114 dias com uma média de dois partos e meio por ano. Ela é vendida com cinco meses de idade, pois começa a vida reprodutiva aos sete meses. Já os reprodutores são comercializados entre os cinco e seis meses de idade pesando entre 100 a 125 quilos.