Redação AI 25/04/2002 – Três ovos de galinha que foram incubados durante sete dias a bordo do foguete “Shenzhou III” produziram os “três primeiros frangos espaciais da história da China”, informou hoje (25) a agência oficial Xinhua. Esta é a terceira missão do programa espacial chinês realizada no final de março. Os pintos, dois machos e uma fêmea, viram a luz do sol depois de 30 dias de espera, quando o período de gestação normal é de apenas 22.
Os exemplares, que permaneceram desde sua volta à Terra no laboratório da Universidade de Agricultura da China, pertencem à exclusiva família dos frangos negros, oriunda das províncias de Jiangxi, Guangdong e Fujian. “Este projeto é de grande valor para os estudos no terreno da genética e das investigações em técnicas de reprodução, e pode ter também uma grande importância econômica”, assegurou Yang Ning, chefe da equipe de pesquisa do programa.
Segundo Yang, os animais foram escolhidos por sua pureza de sangue, já que qualquer variação genética que aconteça nos próximos meses será mais fácil de determinar. “O retorno dos ovos de galinha sãos e salvos e a posterior gestação, demonstram a sofisticação do sistema de respiração artificial da nave espacial”, especificou Yang.
A China pretende colocar-se à altura dos Estados Unidos e da Rússia, potências neste campo, em um prazo de dez anos, para o que já começou o treinamento da primeira leva de astronautas e anunciou os planos para estabelecer uma plataforma espacial permanente.