Redação AI 09/10/2002 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) iniciaram esta semana a sorologia de aves em 28 municípios de Mato Grosso do Sul. O objetivo é verificar a incidência viral de New Castle no segmento de frangos de corte do Estado. No Brasil não há ocorrência da doença (considerada enfermidade da lista A) há 5 anos.
Segundo o coordenador da área de sanidade avícola do Iagro, médico veterinário Odilon Rosa de Matos, e também coordenador da sorologia no órgão, o trabalho consiste na coleta de material (soro, suab de cloaca e de traquéia) em aves que chegam na plataforma dos abatedouros de frangos que possuem o SIF (Serviço de Inspeção Federal) e SIE (Serviço de Inspeção Estadual). A colheita será feita por veterinários do SIF que atuam nas indústrias. Serão realizados exames em lotes de 223 produtores do Estado, sendo que em cada aviário serão coletados 15 soros, 8 suab de cloaca e 8 de traquéia.
Matos explica que as coletas serão feitas nos abatedouros Avipal de Dourados, Frango Vit de Campo Grande, Seara de Sidrolândia, Doux Frangosul de Caarapó, Frango Ouro em Aparecida do Taboado, todos com SIF, e o Frandelli de Itaquiraí que possui o SIE.
Segundo o médico veterinário Odilon de Matos, a expectativa do Ministério da Agricultura, que coordenou as ações, é de que esta primeira etapa seja realizada em sete semanas.
Exigências
A sorologia de New Castle nas aves é uma exigência dos mercados internacionais. “Esta é a primeira vez que este tipo de sorologia é realizado no Estado. A meta é garantir a certificação do MS como livre da doença, visando ampliar as exportações de carne de frango para países como a União Européia”, frisou Odilon de Matos.
Ele destaca que Mato Grosso do Sul é o 6 produtor nacional de aves, com 117 milhões de cabeças abatidas em 2001 e a possibilidade de chegar a 150 milhões de unidades este ano.
“Temos um enorme potencial exportador, e a sorologia vai atestar a qualidade do frango produzido em MS”, concluiu.
No Brasil a sorologia para verificação de New Castle está sendo realizada em 8 Estados produtores (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás) além do Distrito Federal.