Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cuidados com a cama

A cama não pode ser considerada um equipamento e sim um material de consumo.

Redação AI 14/11/2002 – A cama é a forragem do chão ou piso do galpão de aves e para isto são utilizados diversos materiais como a casca do arroz, a maravalha, capim triturado, sabugo de milho entre outros. O principal cuidado é utilizar material bem seco, com no máximo 20% de umidade com partículas de tamanho médio, evitando materiais que tenham sido tratados com produtos químicos e a poeira de serra de fábricas de móveis para evitar problemas de intoxicação e aparecimento de doenças.

A principal função é o isolamento entre o piso e as patas dos animais, sem deixar de ressaltar a diminuição da umidade, o conforto dos animais e a manutenção de microorganismos que equilibram o ambiente.

A cama deve ser posta com o galpão limpo e desinfetado na espessura de 5 a 10 cm e deverá permanecer no galpão até a saída do lote das aves. Deve-se evitar a colocação ou a retirada parcial da cama, só em casos em que a umidade esteja excessiva, por vazamentos de bebedouros ou outras causas.

Com o objetivo de diminuir fungos e baixar a possível umidade da cama é recomendável utilizar o polvilhamento da cama com cal misturada a sulfato de cobre, que é um excelente antifúngico.

Consulte sempre o veterinário ou técnico responsável para adequar e melhorar as condições dos galpões de sua granja.