Redação SI 13/12/2002 – O Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura editou ontem a Instrução de Serviço número 29, de 2002, que regula a passagem de animais e de produtos de origem animal gaúchos pelo Estado. O documento estabelece a criação de quatro corredores sanitários e libera o abate de suínos, ovinos e caprinos do Rio Grande do Sul e de outros estados livres de aftosa com vacinação no território catarinense.
Os locais escolhidos como corredores obedecem quatro trajetos. O primeiro é no município de Capão Alto, na divisa com o Rio Grande do Sul, e em Mafra, na divisa com o Paraná. O segundo é em Concórdia e em Água Doce (ambos na divisa de Santa Catarina com os estados vizinhos). O terceiro passa por Chapecó e Aberlardo Luz, quando o quarto vai por Campos Novos e Mafra.
As regras para entrada de carne bovina com osso em Santa Catarina já haviam sido definidas pela Instrução Normativa número 57, da Secretaria de Defesa Agropecuária. O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, que está em Brasília, comemorou a medida, lembrando que está encerrado definitivamente o episódio da febre aftosa no RS.